sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

PS reúne-se em Coimbra para debater descentralização e transparência, depois de visitar zonas afetadas pelos incêndios

‘Proximidade, Transparência e Descentralização’ é o tema das jornadas parlamentares do PS que se realizam em Coimbra, nos dias 22 e 23 de janeiro.
O programa prevê visitas dos deputados às zonas afetadas pelos incêndios de 2017, na segunda-feira, nos distritos de Coimbra, Leiria e Viseu. O dia termina com um jantar, em Coimbra, com intervenção do secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa.
O deputado e presidente da federação socialista local, Pedro Coimbra, não esconde a satisfação por receber este encontro. “As visitas que vamos efetuar têm como pano de fundo os incêndios de Outubro passado”, revela. “Claro que muito gostaria que o tema central fosse outro, mas infelizmente tivemos estes eventos trágicos que foram os incêndios e que deixaram marcas sociais e económicas no nosso território e populações”, afirma o parlamentar, que acompanhará Carlos César na visita a Penacova.
Haverá ainda mais quatro grupos que visitarão Arganil, Tábua e Oliveira do Hospital (grupo 2), em Coimbra; Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vouzela (grupo 3) e Mortágua, Santa Comba Dão (grupo 4), em Viseu; e Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos (grupo 5), em Leiria.
“Temos um território para recuperar e uma população para cuidar”, defende Pedro Coimbra. “Importa, por isso, continuar a avaliar com proximidade aquilo que são as maiores dificuldades de momento para que possamos continuar a diligenciar com rapidez e eficiência no sentido de que os mecanismos de apoio do Estado cheguem com celeridade aos cidadãos e empresas”, assume. O deputado de Coimbra lembra ainda que nestas visitas estão deputados das várias comissões parlamentares que estão, no âmbito das suas competências, em contacto com diversas entidades, e que permite uma eficácia na comunicação de problemas com que as populações se possam agora estar a depara. “Sublinho ainda a disponibilidade manifestada pelo primeiro-ministro que nos honra com a sua presença, mas também nos dá uma oportunidade para lhe continuarmos a dar conhecimento do evoluir da situação”.
O segundo dia é dedicado ao debate dos temas das jornadas, transparência e descentralização, que será encerrado pelo líder parlamentar do PS, Carlos César. “São dois temas importantes de atualidade política”, assume o anfitrião. “Pessoal e politicamente não deixarei de aproveitar o momento para, como tenho feito habitualmente, colocar em cima da mesa prioridades regionais como a autoestrada Coimbra/ Viseu; a requalificação do IP3, o Sistema de Mobilidade do Mondego, a conclusão do IC6  e a requalificação da Escola José Falcão e da Estação Coimbra B. “Bem sei que o Governo está atento e que todos estes assuntos têm evoluído favoravelmente, mas também por isso têm de ser mantidos na agenda das prioridades políticas”, termina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário