segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Município promove a prática de minigolfe na educação pré-escolar

O Município de Albergaria-a-Velha, no âmbito do Projeto Saltitar do Programa Municipal de Educação, vai introduzir uma unidade didática de minigolfe nas aulas semanais de expressão motora que organiza nos jardins-de-infância da rede pública e nas IPSS do Concelho.

 Para o desenvolvimento da nova modalidade, a Câmara Municipal adquiriu quatro kits Minigolfe Pro, com obstáculos, 24 bolas e 12 tacos. Além da compra de equipamento, os seis professores de desporto do Projeto Saltitar participaram recentemente numa formação para melhor desenvolverem a atividade nas aulas semanais. Ao todo, mais de 600 crianças com idades entre os três e os seis anos vão poder experimentar o minigolfe durante o corrente ano letivo.

A prática do minigolfe surgiu nos Estados Unidos no início do século XX sendo uma variante do golfe muito popular, na medida em que é um desporto que pode ser jogado por toda a família. Tem como objetivo jogar uma bola com um taco, a partir de uma marca de saída, para que essa se desloque e ultrapasse um obstáculo ou uma série de obstáculos, até permanecer estática no buraco no menor número de tacadas possíveis. Diversos estudos comprovam os inúmeros benefícios do minigolfe no desenvolvimento das crianças, sobretudo em termos de concentração, raciocínio e coordenação motora.

 O Projeto Saltitar integra o Programa Municipal de Educação de Albergaria-a-Velha e tem como objetivo promover o desenvolvimento motor das crianças através de aulas semanais de atividade física que decorrem nos jardins-de-infância e IPSS do Concelho. Ao longo do ano letivo são desenvolvidas várias unidades didáticas, que incluem jogos de perícia e manipulação, deslocamentos e equilíbrios, jogos corporais, jogos de lateralização e percursos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário