segunda-feira, 12 de março de 2018

Cooperação com o Tarrafal

A presidente Cidália Ferreira e os vereadores Carlos Caetano e Célia Guerra, da Câmara Municipal da Marinha Grande, receberam na manhã do dia 12 de março, o vereador Daniel David Soares, da Câmara Municipal do Tarrafal, Cabo Verde.

A reunião visou analisar formas de aprofundar as parcerias entre os municípios geminados. O vereador do Tarrafal, responsável por áreas como o desporto, turismo, cultura e promoção do concelho, solicitou aos autarcas da Marinha Grande apoio para o fornecimento de equipamento, vestuário e acessórios para a prática da modalidade de voleibol nos polidesportivos municipais. Esta carência foi manifestada com o objetivo de serem criadas condições para a promoção do desporto junto da população do Tarrafal, sobretudo das camadas mais jovens, e tem sido estendida a outros municípios portugueses, que também integram a Rede de Cooperação Intermunicipal com o Tarrafal, relativamente a outras modalidades.

Da parte da Câmara Municipal da Marinha Grande foi garantida a disponibilidade para cooperar com o Tarrafal e promover ações que dinamizem esta geminação e os laços de amizade dos dois territórios.

O Município da Marinha Grande e o Município do Tarrafal, na Ilha de Santiago, Cabo Verde, assinaram, a 15 de janeiro de 2008, no Tarrafal, e a 18 de Janeiro de 2008, na Casa-Museu 18 de janeiro de 1934, na Marinha Grande, um protocolo de geminação. 

O acordo é fundamentado não apenas nos laços históricos culturais e linguísticos que unem as duas comunidades mas, também, no facto de se tratarem de duas importantes referências que se cruzaram na luta contra o regime repressivo e colonial português.

A 27 de setembro de 2008, na Marinha Grande, constituiu-se a Rede de Cooperação Intermunicipal com o Tarrafal, que envolve os municípios portugueses da Amadora, Fundão, Grândola, Marinha Grande, Moita, Montemor-o-Novo, Nisa, Setúbal, Vila Real de Santo António e Tarrafal, da Ilha de Santiago em Cabo Verde.

Esta rede visa promover e desenvolver trocas de experiências e de conhecimentos em domínios, como a administração autárquica, empreendedorismo empresarial, cultura, educação, juventude, desporto, saúde, ação social, planeamento e urbanismo, proteção civil, assim como, nas áreas do ambiente e turismo, com o objetivo último de contribuir para uma melhor qualidade de vida das populações dos Municípios subscritores deste acordo e do Município do Tarrafal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário