quarta-feira, 18 de abril de 2018

360º - Depois dos irmãos Castro, chega ao poder o "Richard Gere cubano". O chefe da CIA foi à Coreia do Norte

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Mike Pompeo, diretor da CIA e futuro secretário de Estado norte-americano, fez uma visita secreta a Pyongyang, na Páscoa, para se encontrar com Kim Jong-un. O objectivo foi preparar a cimeira entre o ditador norte-coreano e Donald Trump.

Ontem, o Presidente americano disse aos jornalistas que estão a ser estudados cinco possíveis locais para o encontro entre Kim e Trump.

O Presidente chinês, Xi Jinping, também vai a Pyongyang "em breve", possivelmente depois da cimeira Coreia do Norte-EUA. Segundo a CNN, os russos também se querem encontrar com Kim Jong-un.

Morreu Barbara Bush, mulher de um Presidente americano (George W. H. Bush) e mãe de outro (George W. Bush). Um segundo filho (Jeb Bush) foi candidato presidencial mas acabou cilindrado por Trump. Barbara tinha 92 anos.


Mais informação importante
Carlos César falou finalmente sobre a polémica dos deputados dos Açores e da Madeira que recebiam a duplicar por viagens de avião. Para o presidente do PS e líder da bancada, a sua atuação é “legal e eticamente irrepreensível”. E tira duas consequências disso. Ou melhor, não tira:
  1. Não renuncia ao mandato, ao contrário do que fez o deputado do BE;
  2. E não devolve o dinheiro, ao contrário do que vai fazer uma deputada do PSD.
Ferro Rodrigues concorda com Carlos César: para o presidente socialista da Assembleia da República, os deputados “não infringiram a lei nem a ética”.

Já o secretário-geral do Parlamento tem dúvidas e, por isso, remeteu o assunto para a Comissão Eventual da Transparência.

Então, em que é que ficamos? Não é proibido, mas pode fazer-se? A Rita Dinis e a Rita Tavares dão sete respostas que ajudam a entender a polémica das viagens dos deputados das ilhas e a perceber, afinal, que apoios existem às deslocações dos deputados.

Mais um deputado com problemas: Feliciano Barreiras Duarte vai ter mesmo de voltar às aulas se quiser continuar a frequentar o doutoramento. A comissão científica do Departamento de Direito da UAL acusa-o de ter "induzido em erro" a universidade no caso Berkeley e ainda diz que os livros publicados pelo ex-secretário-geral do PSD não têm valor científico.

A Operação Marquês já não está em segredo de justiça, mas a divulgação de vídeos dos interrogatórios pode ser um crime de desobediência. Por isso, o Ministério Público abriu um inquérito às imagens que têm sido transmitidas pela SIC.

O Ministério da Justiça levou a cabo um estudo com uma proposta de novo mapa judiciário que foi enviado para o Parlamento, mas há juízes que já disseram estar contra. A notícia é do Público.

Mário Centeno manda ou não manda? Vamos ver:

O Governo tornou a sua política orçamental mais restritiva e cortou o défice estrutural a metade, o dobro do exigido pela UE. E o investimento cresceu à custa de obra nas regiões e autarquias. É esse o resumo da análise às contas de 2017 do Conselho das Finanças Públicas. 

O FMI voltou a rever em alta a previsão de crescimento em Portugal para 2018: 2,4%, mais do que prevê o Governo. António Costa aproveitou para dizer que as “projeções otimistas” do FMI não se devem “aos astros”.

Numa demonstração de alguma falta de originalidade na escolha de bandas sonoras para protestos políticos, os independentistas catalães receberam Marcelo Rebelo de Sousa no parlamento espanhol cantando "Grândola, Vila Morena". Os restantes deputados tentaram abafar as vozes com aplausos; já o Presidente português sorriu e cantou também.

A visita de Marcelo a Espanha teve outro momento imprevisto: o vestido de Letizia abriu-se inesperadamente quando todos se levantaram para brindar ao Presidente português.

A Escola Amiga da Criança quer menos “cultura da nota” e mais recreio. mentor da ideia é Eduardo Sá e, como conta a Ana Kotowicz, já há 800 escolas candidatas. A que apresentar a melhor ideia vai ficar com a sua biblioteca recheada de novos livros.

Uma notícia a ler por todos aqueles que acreditam, de forma pia, que a Operação Lava Jato é uma terrível conspiração da "direita" contra Lula: o senador Aécio Neves, o representante da direita que defrontou Dilma nas últimas eleições, acaba de ser constituído arguido por corrupção passiva e obstrução de justiça. O caso começou com uma delação premiada e a decisão foi tomada por unanimidade no no Supremo Tribunal Federal.


Os nossos Especiais

Hoje, acaba finalmente a longuíssima permanência dos irmãos Castro no poder em Cuba. Depois de Fidel e depois de Raúl, o novo líder do país é Miguel Díaz-Canel. Conhecido como o “Richard Gere cubano”, prefere as calças de ganga à farda verde e costuma usar um moderno iPad. Mas, como explica a Cátia Bruno, tudo isto pode ser apenas cosmética.

Manuel Pinto Coelho é o guru santanista que Rui Rio segue para “chegar novo a velho”. O médico é autor de um livro sobre como viver melhor que inspirou o líder do PSD a mudar a sua dieta. Beber água do mar, estar ao sol nas horas de maior calor sem protetor solar ou seguir a “dieta do Paleo” são alguns dos conselhos mais polémicos do livro. O Rui Pedro Antunes conta a história.
 

A nossa Opinião

Luís Aguiar-Conraria escreve "Nem faz amor nem sai de cima": "Com o historial que o Estado tem de obras que ficam a meio anos a fio não deixa de ser irónico que, no São João, se bloqueie uma obra financiada por mecenato com a desculpa de que esta pode não acabar".

Eu escrevo sobre "o pacifismo de flores e beijinhos do BE""Perante o conflito na Síria e o ataque pelas forças aliadas, o BE comporta-se como uma espécie de Suíça hippie. Quando levamos o pacifismo aos limites do bom senso, perdemos sempre o compasso moral".

Diana Soller escreve sobre "o Ocidente e os dilemas da informação imperfeita": "Não creio que o Ocidente volte, pelo menos tão cedo, a ser a comunidade das democracias que foi até há pouco tempo. Mas parece ter encontrado um mínimo denominador comum para voltar a reconstruir-se".

Manuel Villaverde Cabral escreve "É a sério ou a brincar?": "A única coisa de importante que mudou desde que este governo tomou posse foi o tipo dos cortes realizados. Em vez de cortar nas despesas com pessoal, cortou nas despesas de funcionamento, como a saúde".

Maria João Marques escreve "Os prisioneiros da literalidade": "Fala-se muito da ditadura do politicamente correto, mas a iliteracia – a autoinduzida e a involuntária – bem como a determinação de negar a realidade também contribuem para a imbecilização dos debates".


Notícias surpreendentes

Depois de "A Casa de Papel", o "Mecanismo". A série brasileira da Netflix leva a Operação Lava Jato para a televisão e está a ter muitas audiências e muita polémica. Este Brasil é ficção ou realidade? O André Almeida Santos dá algumas pistas.

No festival de Coachella a música é importante, claro mas a roupa também. O que é que se está a vestir este ano? Estas 37 fotos mostram tudo.

Também estiveram em Coachella três bloggers portuguesas com milhares de seguidores, Mafalda Castro, Bárbara Inês e Sofia Reis. E sim, também há fotos.

Uma chef francesa que soma, no total, sete estrelas Michelin criou algumas peças de sushi que pode encontrar numa pequena loja no Cais do Sodré. O Diogo Lopes dá os detalhes.

Já sabe que tem mais notícias aqui, como sempre.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário