quinta-feira, 26 de abril de 2018

Primeiros jogos ANDDI Portugal dias 5 e 6 de maio na Mealhada

A primeira edição dos jogos ANDDI Portugal vai realizar-se, dias 5 e 6 de maio de 2018, na Mealhada. Mais de meio milhar de atletas de 13 modalidades, representantes de 40 clubes/instituições do continente, Madeira e Açores, participarão nesta grande festa do desporto adaptado. 
echo utf8_encode($noticias['titulo'].
Estes primeiros jogos, organizados pela  Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI) em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada, pretendem ser um espaço de competição, mas também de partilha de experiências de atletas de todo o país.
Trata-se de um evento que fará da Mealhada, segundo o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, "a capital do desporto inclusivo". Uma iniciativa que é vista pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, como "um evento que dignifica o desporto em Portugal".
Hoje, na conferência de Imprensa de apresentar dos jogos ANDDI, realizada na Câmara da Mealhada, o presidente do Executivo municipal, referiu que "muito mais do que toda a dinâmica económica decorrente da afluência de público ao concelho da Mealhada, com reflexos positivos nas unidades hoteleiras e de restauração, o que nos motivou a receber estas provas desportivas foi o tipo de atletas participantes e as suas características muito peculiares". "É especialmente tocante entregar uma medalha ou um troféu a um menino ou uma menina que participa neste jogos", explicou o autarca Rui Marqueiro.
José Costa Pereira, presidente da ANDDI Portugal, justificou a escolha da Mealhada para a organização dos jogos nacionais por ser "extremamente fácil dialogar com a Câmara Municipal e por haver neste concelho um conjunto de infraestruturas onde é possível realizar várias modalidades desportivas".
Já o representante da Alves Bandeira (empresa patrocinadora dos jogos), Pedro Mascarenhas, justificou o apoio no facto de se estar a cumprir uma das importantes missões da empresa de combustíveis: "levar o desporto a todos os cidadãos e a todos os pontos do país, tornando-o, de facto, uma atividade de inclusão".
As modalidades presentes nos jogos ANDDI da Mealhada serão o andebol (Campeonato Nacional de Andebol-5), atletismo – Campeonatos Nacionais Individuais Escalões (competição que se realiza  no Luso desde 2009), atividades aquáticas – Encontro Nacional, basquetebol – Campeonato de Portugal, ciclismo – Campeonatos Nacionais Individuais (já realizado, em duas ocasiões, na Mealhada), futsal – 5º Encontro Nacional de Atividade Adaptada, futebol-7 – 10ª Taça de Portugal, judo – Campeonato de Portugal e Nacionais, lutas adaptadas – Encontro Experimental, orientação – 4ª Etapa da Taça de Portugal, ParaHóquei – 1ª Taça de Portugal ANDDI/FPH, remo indoor – Open Ibérico Inclusivo, ténis de mesa – Campeonatos Nacionais Individuais Escalões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário