quinta-feira, 3 de maio de 2018

360º - Entrevista: nova líder da JSD fala sobre todas as polémicas. Deputado do PS arrisca prisão por atropelamento. Socialistas criticam Sócrates

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O  caso Pinho transformou-se no caso Sócrates. De repente, o PS aproveitou as acusações ao ex-ministro da Economia para falar das acusações ao ex-primeiro-ministro:
  • Carlos César foi o primeiro. O presidente do partido e também líder parlamentar disse que  a "vergonha do PS" no caso Sócrates "até é maior" do que no caso Pinho porque ele "era primeiro-ministro";
  • À noite foi a vez de João Galamba. O deputado, conhecido por defender José Sócrates, afirmou que o PS está "incomodado" com as suspeitas que recaem sobre o antigo primeiro-ministro: “Obviamente que é algo que envergonha qualquer socialista";
  • Sobre Pinho e Sócrates, Augusto Santos Silva, que é o primeiro-ministro em exercício durante a ausência de António Costa no Canadá, foi directo: "Se se verificar que algum dos meus colegas cometeu um crime em exercício de funções sentir-me-ei enganado".
Além da política, a economia: António Mexia, presidente executivo da EDP, comentou as suspeitas de benefícios à empresa: "Estou absolutamente tranquilo". Mexia voltou a oferecer-se para ir ao Parlamento responder a perguntas.


Mais informação importante
A polémica com Manuel Pinho também apareceu na entrevista ao Observador de Margarida Balseiro Lopes, a nova líder da JSD“O BE está a tentar branquear o caso Pinho com a comissão de inquérito”. Outros destaques da entrevista:
  • Sobre o "banho de ética" prometido por Rio e o caso Feliciano: “Os currículos devem ser fidedignos”;
  • Sobre o caciquismo no PSD: “Não acho aceitável utilizar-se carrinhas de associações para mesas de voto”;
  • Sobre as polémicas dos abonos, defende o aumento da remuneração-base dos deputados: "Estaremos ou não disponíveis para isso?";
  • Sobre os acordos entre o PSD e o Governo: não são “contraditórios” com papel na oposição;
  • Sobre a eutanásia: é a favor e sem necessidade de referendo.

O deputado do PS Pedro Delgado Alves arrisca dois anos de prisão por atropelar uma cantoneira da Câmara de Lisboa. A advogada da vítima estranha que o processo se arraste há quase dois anos. A imunidade do deputado foi levantada há mais de 15 meses, mas Delgado Alves ainda não foi ouvido nem constituído arguido. O Rui Pedro Antunes conta todos os detalhes da história.

Já há seis arguidos no processo de Pedrógão Grande - até final de abril, eram apenas dois. Entre os novos arguidos há dois colaboradores da Ascendi e um comandante que se ausentou do terreno para ir acompanhar o filho ao hospital sem delegar as suas competências.

A Proteção Civil está outra vez em alvoroço. A nova Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Rurais obrigou a Proteção Civil a pedir ajuda a especialistas da União Europeia. São espanhóis, chegaram esta semana e, segundo o DN, não estão a ser bem recebidos.

O Governo disse à Procuradoria-Geral da República que “não vê inconveniente” em tornar público o relatóriosobre o incêndio de Pedrógão que aponta diversas falhas no socorro e combate ao fogo.

Como foi a execução orçamental do primeiro trimestre? As receitas públicas e contribuições sociais continuam a crescer, a dívidas não financeira dos hospitais EPE diminuiu e as despesas com pessoal estão controladas para já, explicam Joana Vicente e Luís Teles Morais.

António Costa considerou “um mau ponto de partida” a proposta de Orçamento apresentada pela Comissão Europeia. E pede "bom senso". Os eurodeputados do PSD e do PS também recusam os cortes na coesão propostos por Bruxelas

Donald Trump está a sentir-se num aperto:

É o fim: a empresa Cambridge Analytica, que esteve por detrás do escândalo sobre a quebra de privacidade dos perfis do Facebook durante as eleições americanas, foi à falência e vai encerrar.

No segundo dia do F8, a conferência anual do Facebook, o diretor de tecnologia da empresa, Mike Schroepfer, falou sobre o elefante na sala com o Observador e outros jornalistas internacionais: “Se fechássemos, acabavam todas as coisas terríveis que acontecem no mundo? Claro que não”.

O Liverpool perdeu por 4-2 frente ao Roma, mas mesmo assim vai à final da Liga dos Campeões pela oitava vez.O outro finalista, já se sabe, é o Real Madrid.


Os nossos Especiais
 
Castello Branco e João Bosco são dois cantores brasileiros de gerações distintas mas a filtrar as mesmas influências. Atuam em Lisboa esta quinta-feira e Luís Freitas Branco falou com ambos sobre Elis, o Rio de Janeiro e lemas de vida: "Fugir só para a frente".


A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "Das rendas da energia a Manuel Pinho": "Os alertas de Marcelo no 25 de Abril começam a ser percebidos uma semana depois. Misturar as rendas da energia com os comportamentos políticos e éticos de Sócrates e Pinho é danoso para a democracia".

Paulo Tunhas escreve "A corrupção e a vergonha do PS": "O que se passou com Sócrates é comparável ao que se passou em todos os outros partidos? Há algum caso semelhante ao que se passou no PS, não apenas por causa de Sócrates, mas também pelo próprio PS?"

Filomena Martins escreve "César pôs lama na ventoinha": "Quando tentou tornar o independente Manuel Pinho no cordeiro a sacrificar para não agitar os pecados do último Governo socialista, despertou todos os fantasmas desse passado vergonhoso da democracia".

Nuno Crato escreve "Contra argumentos não há factos":"Todos os indicadores, em especial os estudos internacionais, mostram um grande avanço na educação mas é agora, quando os sucessos são evidentes, que os “especialistas” dizem que tudo precisa de mudar".

Manuel Villaverde Cabral escreve "Maio de 1968 – uma crónica sentimental": "A retórica espontaneísta do 'contra' dos acontecimentos de Maio de 1968 deixou marcas profundas e a paisagem humana e social de hoje seria bem diferente e bem mais baça sem elas".


Notícias surpreendentes

Hoje estreia nos cinemas “Um Lugar Silencioso”. No filme de John Krasinski, o silêncio é essencial para sobreviver a uma mortífera ameaça alienígena. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.

Há mais dois filmes para ver esta semana: "Ruth" é um filme português sobre a vinda de Eusébio para o Benfica; e "Zama" é a nova fita da argentina Lucrecia Martel.

O português Edgar Martins é um dos melhores fotógrafos do mundo. Apaixonou-se pela fotografia na adolescência e diz que só soube fotografar a morte depois do assassinato de um amigo. Conheça o trabalho dele aqui

É a última teoria de Stephen Hawking sobre a origem do universo e resume-se assim: o universo é finito e mais simples do que pensamos. O estudo “Uma breve saída da inflação eterna?” foi publicado esta quarta-feira. 

Foi ontem lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições; pode encontrar aqui um texto do publisher do Observador; e pode ler aqui a mensagem dos fundadores do Observador sobre as mudanças.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário