terça-feira, 15 de maio de 2018

360º - Jorge Jesus não está suspenso, mas está de saída; os confrontos em Israel; o escritor-fantasma de Sócrates em júri de magistrados

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Jorge Jesus não está suspenso, mas está de saída. Ao contrário do que foi avançado ao final da tarde de ontem, o treinador vai estar com a equipa na final da Taça - mas depois acabou. Ontem foi mais um dia de reuniões de emergência, de reuniões com jogadores e de reuniões com advogados, como pode ler aqui.

As capas dos jornais desportivos de hoje são todas definitivas. A Bola: "Ponto final"; Record: "Terramoto"; Jogo: "Em pé de guerra".

Os altos e baixos na relação de Bruno de Carvalho e Jorge Jesus já são antigos. Fomos do "limpinho, limpinho" às "alarvidades e mentiras".

Ainda no Sporting, uma notícia que vai agitar o dia:segundo o CM, que teve acesso a várias mensagens trocadas por WhatsApp, o Sporting pagou a árbitros para conquistar o campeonato de andebol na época 2016/2017.


Mais informação importante
Houve pelo menos 58 mortos e quase três mil feridos na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza, na sequência de protestos por causa da mudança da embaixada dos EUA para Jerusalém. Dezenas de milhares de palestinianos tentaram furar a cerca de segurança, usando pneus e explosivos, e o exército israelita respondeu com gás lacrimogéneo e disparos.

As declarações dos embaixadores em Lisboa de Israel e da Palestina mostram como há duas formas totalmente diferentes de olhar para o que aconteceu ontem. E o Twitter também: as publicações dos militares israelitas e do movimento radical Hamas divulgam os argumentos de cada um dos lados.

O Governo português, que faltou à inauguração da embaixada americana, emitiu um comunicado onde diz ver “com grande alarme” a escalada de violência.

Domingos Farinho, que o Ministério Público acredita ser o escritor-fantasma da tese de José Sócrates, vai ser júri de candidatos a magistrados no Centro de Estudos Judiciários. O seu nome apareceu na Operação Marquês e vai ser investigado pelo DIAP depois de ter sido extraída uma certidão do processo.

João Cravinho, um histórico do PS, atacou José Sócrates por ter “comportamentos" que "não são admissíveis". Em entrevista à TSF, além de lembrar a forma como o ex-primeiro-ministro bloqueou reformas na luta contra a corrupção, critica os seus ministros: "Quem esteve no governo Sócrates sentiu-se incomodado mas não tirou consequências".

O deputado do PS Renato Sampaio é acusado de não pagar rendas e de entregar a casa “destruída” depois da denúncia do contrato. A senhoria publicou no Facebook as fotos de várias divisões do apartamento. Renato Sampaio nega tudo e diz que vai pôr o caso em tribunal.

O PS quer que as grávidas escolham como querem ter os filhos nos partos de baixo risco: com ou sem epidural, com massagens, com música, com uso de água ou com bola de pilates. O projeto de lei vai ser discutido no Parlamento.

Está confirmado o corte de 1.100 vagas no ensino superior em Lisboa e Porto. Outras cidades do país podem aumentá-las, escreve o Público.

O Banco Central Europeu veio a Lisboa dar um “puxão de orelhas” por causa do MBWay. Numa conferência organizada pelo Banco de Portugal, um alto representante do BCE criticou a forma como foi lançado o serviço pela SIBS, por servir apenas clientes de bancos portugueses.

Já há reação: a administração da EDP considera que o preço oferecido pela China Three Gorges para adquirir a empresa é baixo. A avaliação foi enviada hoje à Comissão do Mercado do Valores Mobiliários.

Cerca de 800 militares terão alegadamente contribuído para uma burla ao Estado de cerca de 350 mil euros. Compravam óculos não comparticipados que eram depois debitados por um grupo de ópticas. A notícia é do JN.

Os três seguranças da discoteca Urban Beach, que em outubro foram filmados a agredir clientes, foram acusados de tentativa de homicídio. A notícia foi avançada pelo Expresso.


Os nossos Especiais
 
Há 30 anos, Chet Baker caiu da janela de um hotel em Amesterdão e morreu. Agora, com a edição de uma caixa com gravações do seu período áureo, José Carlos Fernandes aproveita para escrever sobre o trompetista.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre "o verdadeiro regime dos salários baixos": "Para António Costa, é mais importante ter muitos funcionários mal pagos, do que menos funcionários, mas mais bem pagos. É a função pública reduzida a uma variante do rendimento social de inserção".

Laurinda Alves escreve "Por mim, ninguém envelhecia fora de casa": "Tê-los à nossa guarda, velar pelo seu sono, cuidar da sua saúde e bem estar, acompanhá-los às consultas e tratamentos, viver com eles novas experiências e recordar velhas memórias é uma benção".

Paulo de Almeida Sande escreve "Armagedão": "A decisão sobre Jerusalém aumenta a tensão na Cidade Santa e torna mais difíceis as condições de vida dos palestinianos, 37% da sua população, cidadãos de Lugar nenhum".


Notícias surpreendentes

O pai de Meghan Markle vai falhar o casamento real e não leva a filha ao altar. Naturalmente, por causa de um escândalo: Thomas Markle foi apanhado a encenar fotos para os “paparazzi”. Também ontem, o pai de Meghan disse aos jornais ter sofrido um ataque cardíaco há alguns dias.

Sim, ainda há seis coisas que talvez não saiba sobre Netta, a israelita vencedora da Eurovisão. Nós contamos-lhe aqui.

João Ventura foi de Alfama a Nova Iorque na companhia de Madonna. Este músico brasileiro vive em Lisboa há três anos e um encontro casual num bar em Alfamabastou para que a norte-americana o escolhesse para a acompanhar, ao piano, num concerto surpresa na Met Gala. De regresso a Lisboa, conversou com 0 Diogo Lopes.

Já sabe que foi lançado há dias o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário