terça-feira, 15 de maio de 2018

Município de Figueiroense e FICAPE celebram protocolo


Foi celebrado no passado dia 2 de Maio, um protocolo de cooperação entre o Município de Figueiró dos Vinhos e a FICAPE – Cooperativa Agrícola do Norte do Distrito e Leiria. C.R.L. com vista ao cumprimento dos objectivos do projecto-piloto de realização de cadastro florestal simplificado.

Sendo que o registo das propriedades é obrigatório, o projecto-piloto BUPi – Balcão Único do Prédio, desenvolve-se para facilitar a identificação das propriedades e respectivos titulares, condição essencial para a implementação de estratégias de protecção e prevenção contra incêndios. O registo das propriedades nesta plataforma, que está aliada a uma rede de balcões de proximidade, centra-se na georreferenciação (localização geográfica através de cartografia e/ou coordenadas GPS) e é gratuito, se efectuado até 30 de Outubro de 2018.

Numa primeira fase do projecto, apenas serão contemplados os territórios de 10 municípios, de entre os quais se encontra Figueiró dos Vinhos.

Neste âmbito, o protocolo agora estabelecido entre o Município e a FICAPE, visa auxiliar e aligeirar as acções de levantamento e georreferenciação dos prédios rústicos e a identificação dos proprietários desconhecidos, bem como a localização e delimitação geográfica das propriedades do concelho.

A articulação deste protocolo será feita entre os técnicos da FICAPE – Cooperativa Agrícola do Norte do Distrito e Leiria. C.R.L e os técnicos municipais adstritos ao BUPi – Balcão Único do Prédio.

O protocolo celebrado permitirá a célere execução do complexo e volumoso processo de levantamento e georreferenciação do território figueiroense, permitindo, futuramente, uma maior e melhor protecção do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário