sexta-feira, 25 de maio de 2018

360º. Os bastidores da reunião para afastar Bruno de Carvalho. Quem é quem no Congresso do PS. 10 respostas sobre a nova lei de Proteção de Dados

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... no Sporting houve mesmo decisões e foi marcada para 23 de junho uma Assembleia Geral para destituir Bruno de Carvalho. O anúncio foi feito por Marta Soares sem segurança, por entre apupos de alguns apoiantes do presidente, que deu depois uma conferência de imprensa explosiva.
Entrou esta madrugada em vigor a nova lei de Proteção de Dados. Seguramente que já recebeu milhares de e-mails de empresas a pedir-lhe autorizações sobre o tema. Para saber o que responder, o Manuel Pestana Machado preparou um Explicador com as 10 perguntas essenciais para perceber o que está a acontecer.  

Esta sexta-feira há referendo na Irlanda para alterar a lei do aborto, que é das mais restritas da UEAs sondagens apontam uma maioria a favor da despenalização, mas a chave está na mão dos vários indecisos.

No Canadá, dois homens provocaram uma explosão num restauranteA bomba artesanal fez 15 feridos, 3 em estado grave.
 
Outra informação relevante 
O Congresso do PS que esta tarde começa na Batalha vai marcar o fim-de-semana. Para não se perder nos protagonistas que vão marcar a reunião socialista, o Pedro Rainho, a Rita Dinis e o Miguel Santos Carrapatoso fizeram um guia com o quem é quem no partido: dos fiéis, ao crítico isolado até aos wannabe.

Mas há um nome que vai ser o mais presente, sendo de um dos ausentesSócrates é a sombra que não larga Costa nos últimos congressos do PS. Já foi quase impronunciável, depois saudado timidamente e agora que saiu do partido vai continuar em muitas das discussões.

O debate político nacional girou ontem em torno da sobretaxa dos combustíveis. O Estado está a encaixar mais dois cêntimos por litro com subida do petróleo, por isso o PSD apresentou um projeto de resolução para que sejam retomadas as revisões trimestrais do ISP, tendo em conta também a receita de IVA. Já o CDS criou um simulador de impostos e propôs (pela quarta vez) a revogação do imposto. O PCP fala em "demagogia".

No PSD, Rui Rio vai mesmo avançar com mudanças nos regulamentos que prevêem a expulsão de militantes condenados por corrupção.


Na Justiça, o julgamento do caso Fizz pode estar prestes a ficar concluído. O tribunal diz já ter provas suficientes para tomar uma decisão. Mas o juiz do processo EDP travou o acesso aos dados bancários e fiscais de António Mexia e João Manso Neto, diz o Público

Na Educação, o Governo aprovou a Flexibilidade CurricularHaverá novas disciplinas em todas as escolas (Cidadania e Desenvolvimento e Tecnologias de Informação e Comunicação) e a nota de Educação Física para a média de acesso ao Ensino Superior. Já a relação dos professores com o ministério continua complicada.
Na Saúde, o IPO está sem capacidade para fazer exames a mulheres que tiveram cancro da mama. O DN cita um documento interno do serviço de radiologia que revela não ter capacidade de assegurar mamografias de vigilância.

Em Espanha, Luis Bárcenas, o antigo tesoureiro do PP foi condenado a 33 anos de prisão. O tribunal deu como provado que liderava um esquema de corrupção de financiamento ilegal do partido. O PSOE prepara-se agora para apresentar uma moção de censura contra Mariano Rajoy para que não volte a ser candidato, avança o El País.



Os nossos Especiais 
O Conversas à Quinta desta semana debateu o casamento real entre Meghan e Harry. José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto acham que a monarquia britânica aprendeu a usar a televisão e soube integrar a modernidade numa tradição secular

A nossa opinião

  • Eurico Brilhante Dias, membro do Secretariado Nacional do PS, escreve sobre a terceira via do partido em "A classe média é o centro da social-democracia": "A liberdade é essencial à igualdade; sem mercado a liberdade fica condicionada. Sem Estado não há garante que a liberdade de mercado promove uma sociedade livre e justa. A terceira via sempre foi isso".
  • Ana Rita Bessa, deputada do CDS, escreve sobre a eutanásia: "Entendo a complexidade da questão, rejeito simplificações e todos os “julgamentos”, mantenho dúvidas, sei da irreversibilidade que a legalização da Eutanásia significa. É por isso que votarei contra".
  • João Pires da Cruz escreve sobre o petróleo: "Hoje não há recurso mais escasso que cabeças com raciocínio matemático. O petróleo, esse, bem ou mal, brota do chão em vários cantos do mundo. Mas pessoas que saibam pensar de forma abstrata, não".
Notícias surpreendentes 
Vem aí o fim de semana e uma boa sugestão de restaurante vem sempre a calhar. Por isso, se mora em Lisboa ou arredores ou vai estar pela capital, que tal conhecer o Epur, o aguardado restaurante do chef francês Vincent Farges que liderou a Fortaleza do Guincho? O Diogo Lopes já lá foi, falou com ele e faz umas analogias com aquele golo de Maradona com a mão.
Há também ideias de moda. Porque as marcas quiseram claramente ter uma relação com as estrelas, e há desde ténis da Miley Cyrus para a Converse, a soutiens da linha da própria Rihanna.

Na música, David Fonseca tem um novo álbumAgarrou-se ao sintetizador à procura do futuro e fez o Radio Gemini.

O Kilauea continua a ameaçar a população havaianaAgora as chamas estão azuis porque o vulcão está a emitir gás metano para a atmosfera e os níveis de ácido sulfúrico triplicaram. Mas as imagens são belas.

A partir da tarde desta sexta-feira, a actualidade vai ser dominada pelo Congresso do PS. No Observador terá uma ampla cobertura de tudo o que se vai passar na Batalha. Nas bancas tem ainda a revista que comemora o nosso 4º. aniversário e não pode deixar de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium
Boa fim-de-semana 
96dfb7d8-642f-44d3-bc72-cdc253acf4ff.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário