sexta-feira, 25 de maio de 2018

Hora de Fecho: Bússola política. Quem é mais de esquerda no PS? /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O PS deve estar mais à esquerda ou mais ao centro? O debate vai marcar o congresso do partido, por isso desafiámos destacados socialistas a responderem ao famoso teste da bússola política.
A dirigente socialista Maria Antónia Almeida Santos é uma das novidades nas alterações propostas por Costa para os orgãos nacionais. Secretariado Nacional vai ter reforço de vários membros do governo.
Depois de ter sido acusado por dezenas de mulheres, Weinstein entregou-se às autoridades. O ex-produtor foi acusado de violação, crimes sexuais, abuso sexual e assédio sexual, a duas mulheres.
Depois de Frederico Varandas, o ex-corredor olímpico é o novo homem a apresentar uma candidatura à presidência do clube leonino. "Tenho credibilidade para uma candidatura séria", diz.
Depois de "Os Pobres", Maria Filomena Mónica publica agora "Os Ricos". Leia aqui alguns dos excertos do novo livro da autora sobre a evolução da economia portuguesa, do Estado Novo à democracia.
Ministério das Finanças diz que o agravamento deve-se a fatores de calendário, como é o caso do reembolso de impostos como o IRS e IVA que estarão a ser pagos mais cedo este ano.
Presidente norte-americano diz-se satisfeito com últimas afirmações de Pyongyang e não fecha a porta à possibilidade de se manter a cimeira no dia 12 de junho.
Pedro Sánchez avança com uma moção de censura ao Governo do PP, por causa da condenação do partido no caso Gürtel. Ciudadanos quer eleições antecipadas e admite apoiar uma moção "instrumental".
Durante seis meses, a duquesa de Sussex vai ser acompanhada por uma tutora que a rainha Isabel II escolheu. Samantha Cohen é uma das suas mulheres de confiança e vai guiar Meghan na sua nova vida.
Anthony Hopkins disse, em entrevista, que não fala com a filha há quase vinte anos. Quando lhe perguntaram se já era avô, o ator disse que não fazia a menor ideia e que não queria saber.
Denunciou a cultura de "ameaças, misoginia e racismo" que se vivia no escritório onde trabalhava. E por isso durante 10 anos foi alvo de assédio moral e até gozada por ter tido um aborto espontâneo. 
Opinião

José Manuel Fernandes
Vi, vivi, li, troquei argumentos e busquei o contraditório. Não tenho certezas mas sei identificar dilemas morais e éticos. Por saber que eles existem, e são grandes, choca-me a urgência dos deputados

Helena Garrido
Porque estamos hoje tão disponíveis para ouvir os cantos das sereias populistas? Não, a culpa não é dos jornalistas nem do Facebook.

José Eduardo Lemos
Por muitas debilidades que tenham, os exames nacionais são, presentemente, o instrumento de avaliação mais justo e equitativo de que dispomos para graduar alunos no acesso ao ensino superior.

Paulo Tunhas
O estudo da história do pensamento político recorda-nos o retorno maciço do pensamento mítico com o nazismo, alertando para o perigo de uma única forma simbólica se apoderar de todas as restantes.

Eurico Brilhante Dias
A liberdade é essencial à igualdade; sem mercado a liberdade fica condicionada. Sem Estado não há garante que a liberdade de mercado promove uma sociedade livre e justa. A terceira via sempre foi isso.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário