quinta-feira, 24 de maio de 2018

360º- Terrorismo em Alcochete, disse o juiz. Dia D no Sporting. Um ministro que pode mesmo ser demitido pelo 'lapso'. E quem meteu a mão na Caixa?

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a reunião dos órgãos sociais do Sporting marcada para esta noite promete decisões sobre o futuro do clube. O Bruno Roseiro conta os bastidores dos últimos dias. A reunião de segunda resumiu-se a uma ideia: Marta Soares pediu que Bruno de Carvalho se demitisse, Bruno de Carvalho recusou a ideia de sair. Depois, o xadrez político mexeu. E esta quinta há xeque ou mate.
 


Sobre as agressões em Alcochete, o juiz que mandou prender preventivamente os 23 adeptos que invadiram a Academia é muito duro. No despacho a que a Sónia Simões teve acesso pode ler-se, entre outras, a justificação sobre a acusação de terrorismo. "Castigam os jogadores, chamam-lhes filhos da puta e cabrões, ameaçam-nos de morte, batem-lhes, estragam-lhes os carros e prometem-lhes outras agressões se não se portarem bem. Este comportamento é inaceitável. Em face da lei portuguesa, terrorista”

Ainda no futebol, o oficial de justiça detido por suspeitas de ser a principal "toupeira" do Benfica no sistema judicial, terá espiado perto de duas dezenas de pessoas ligadas à arbitragem, avança o JN. A PJ está a investigar novos casos idênticos em Coimbra e Leiria.

Há mais uma reguladora a alertar o governo para o problema das cativações. Depois da Autoridade da Concorrência, a Autoridade dos Transportes enviou um parecer às Finanças a pedir que não bloqueie as verbas da associação e disse que já falhou rendas por causa das decisões de Centeno.

Os EUA terão atacado dois alvos do exército sírio durante a madrugada. A confirmar-se, será algo inédito no confronto, uma vez que não existem relatos de violações graves que o justifiquem.



Outra informação relevante 
Que consequências pode ter, em concreto, o "lapso" de Siza Vieira? Sem meias-palavras, a demissão. Um tribunal administrativo pode, de facto, demitir o ministro Adjunto. Basta que comprove que exerceu as funções no governo ao mesmo tempo que era sócio-gerente de uma empresa imobiliária. Ele, que é advogado especialista, diz que “não tinha noção” da incompatibilidade de cargos. O Rui Pedro Antunes explica o processo.
O tema dominou ontem o debate quinzenalCosta foi a jogo para defender o amigo-adjunto, dizendo que ele próprio já cometeu erros (a polémica revelada pelo Observador da venda de imobiliário não declarado a tempo ao TC). Houve mais quatro pontos a marcar a discussão, com destaque para a eutanásia.


Fora do Parlamento, o António Costa líder do PS  quer “caso Sócrates” fora da agenda do partido e do Congresso deste fim-de-semana e pede apenas um debate sobre o futuro. Mas o querer de Costa esbarra no próprio Sócrates, que promete não dar descanso ao seu ex-amigo.

Em entrevista à Visão, o ex-primeiro-ministro considera que o PS, com o “seu silêncio”, foi "cúmplice dos abusos" contra si no processo Marquês e que ter-se juntado" às vozes da direita numa condenação sem julgamento" foi "um ato ignóbil". Sócrates explicita ainda que a sua relação com Costa já "não existe".

Com o congresso a aproximar-se, sucedem-se as entrevistas socialistas. Ao Público e RRMariana Vieira da Silva diz que o "caso de José Sócrates pode ter tido impacto nas eleições de 2015, mas espera que não tenha em 2019" e diz que ainda é cedo para falar "num acordo alargado" de governação. Já à Lusa, Santos Silva admite a repetição da solução de Governo e afasta entendimentos com o PSD. E à TSFAna Gomes vai por outro caminho e ataca agora a OPA sobre a EDP, considerando-a um “esquema completamente opaco".

Por falar em EDP, os e-mails trocados entre os suspeitos vão ser destruídos e podem por em causa todo o processoO juiz, Ivo Rosa, diz que o Ministério Público não respeitou os processos, porque não foram os procuradores do caso a recolher a correspondência. A notícia é do i (ainda sem link).


Yulia Skripal, filha do ex-espião russo Sergei Skripal, falou pela primeira vez do envenenamento no Reino Unido de que ela e o pai foram alvosGarante que ter sobrevivido foi "sorte", mas planeia regressar à Rússia "a longo prazo.
Em Itália, apesar da polémica com as informações falsas no currículoGiuseppe Conte já pode formar Governo. O presidente italiano, Sergio Mattarella, deu luz verde ao nome proposto pelos líderes da Liga Norte e do Movimento 5 Estrelas... e a Europa pode preparar-se para mais uma liderança populista. 

Jared Kushner, o genro de Donald Trump e conselheiro do Presidente já pode aceder de novo a informações confidenciaisA decisão foi tomada depois de Kushner ser ouvido em abril (durante 7 horas) pela equipa do procurador especial Robert Mueller, que está a investigar as suspeitas de conluio entre a campanha de Trump e a Rússia, segundo a CNN.
 

Os nossos Especiais 
"Quem meteu a mão na Caixa?". A investigação de Helena Garrido sobre o desmando de políticos e gestores no banco público chega hoje às bancas em forma de livro. Fazemos a pré-publicação do terceiro capítulo — “Uma aventura de plásticos” -- sobre o caso do financiamento ao investimento da La Seda em Sines, que levou a perdas de centenas de milhões de euros.

A nossa opinião

  • José Manuel Fernandes escreve sobre a eutanásia, em "Dúvidas e dilemas sobre querer uma 'morte doce'": "Vi, vivi, li, troquei argumentos e busquei o contraditório. Não tenho certezas mas sei identificar dilemas morais e éticos. Por saber que eles existem, e são grandes, choca-me a urgência dos deputados".
    Helena Garrido escreve sobre "como os nossos políticos andam a tentar suicidar-se": "Porque estamos hoje tão disponíveis para ouvir os cantos das sereias populistas? Não, a culpa não é dos jornalistas nem do Facebook".
  • Paulo Tunhas escreve sobre "Democracia e formas simbólicas": "O estudo da história do pensamento político recorda-nos o retorno maciço do pensamento mítico com o nazismo, alertando para o perigo de uma única forma simbólica se apoderar de todas as restantes".
  • José Eduardo Lemos escreve que "Os exames estão bem e recomendam-se": "Por muitas debilidades que tenham, os exames nacionais são, presentemente, o instrumento de avaliação mais justo e equitativo de que dispomos para graduar alunos no acesso ao ensino superior".


 

Notícias surpreendentes 
 

Depois de dez números, a "Granta" portuguesa renasceu das cinzas para se tornar num tributo à língua portuguesaO primeiro número da renovada revista, que agora também é do Brasil, chega este mês.

E que tal olhar para Portugal lá de cima? Eis 26 fotos do país a partir de um drone. Consegue adivinhar de onde são?

Com o futuro do Sporting adiado para esta noite, o futebol continua a marcar a actualidade no Observador, sem descurar todas as outras notícias. Nas bancas tem a revista que comemora o nosso 4º. aniversário e é bom que conheça o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium
Boa quinta-feira (ainda que com a chuva de volta)
96dfb7d8-642f-44d3-bc72-cdc253acf4ff.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário