quinta-feira, 24 de maio de 2018

No IPDJ de Aveiro | Exposição de Trabalhos em Eva “Vais ficar a falar PR’Ó BONECO” de Rosa Santos e Hilário Monteiro


No IPDJ – Aveiro vai estar patente a Exposição de Trabalhos em Eva “Vais ficar a Olhar PR’Ó BONECO”, de Rosa Santos e Hilário Monteiro, de 25 maio a 26 junho - das 9h00 às 18h00 (dias úteis).

O objectivo desta exposição é sensibilizar e motivar, jovens e a comunidade, para a arte, nomeadamente trabalhos manuais (personagens ou profissões em Eva).

Rosa Santos, sempre gostou e expressou o interesse pelos trabalhos manuais, curiosa gostava de experimentar tudo, novos materiais e novas técnicas.
Um dia numa exposição viu uma pequena boneca em “EVA” (placa de espuma eva ou musgami material emborrachado resistente e colorido), que adorou e decidiu fazer uma igual! Não foi fácil, muitas horas perdidas e muito material estragado, mas o resultado final foi fantástico, não era perfeita mas era a primeira. Ao longo do tempo e ainda hoje, vai aperfeiçoando e pesquisando para que as obras fiquem perfeitas e engraçadas.

Hilário Monteiro, um dia viu um artigo na Internet que lhe chamou a atenção, um artista que, com ajuda de um aparelho, queimava a madeira realizando bonitas imagens e gravuras. Ficou fascinado com o que se podia fazer com aquele “aparelho” e por mera coincidência ou não, numa ida às compras deparou-se com o tal aparelho e comprou-o. Experimentou, o desejo aguçou-se e despertou-se um talento escondido.
A vida é uma roda-viva e por vezes é preciso deixar as raízes e recomeçar noutro lugar.
Hilário natural do Porto teve de vir morar para Ílhavo e por mero acaso encontrou a Rosa, natural da Gafanha da Nazaré, daí nasceu uma amizade e descobriram um interesse comum, os trabalhos manuais.

Neste momento são uma equipa, trabalham em conjunto. Juntos somam e condensam ideias concretizando vários trabalhos, obras pirogravadas na madeira personalizadas e um sem número de personagens ou profissões em EVA, podendo mesmo juntar-se as duas técnicas. Trabalhos únicos que despertam a imaginação e a fantasia.  
 
Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações na Loja Ponto JA do IPDJ de Aveiro ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.




Nenhum comentário:

Postar um comentário