sábado, 19 de maio de 2018

CMOvar aprova Projeto de construção de pistas pedonais e cicláveis e Requalificação do edifício dos Paços do Concelho



O executivo municipal aprovou ontem o projeto de construção de pistas pedonais e cicláveis, co

m um valor base superior a 630 euros, tendo ainda aprovado o início do procedimento de contratação pública. A Mobilidade Urbana e Sustentável tem vindo a ser uma aposta da Câmara Municipal de Ovar e esta empreitada vem criar novas pistas.

E melhorar pistas já existentes, ampliando e beneficiando a já vasta rede de pistas e ciclovias do concelho de Ovar.

O projeto apresenta quatro áreas de intervenção:
– Av. Dr. Francisco Sá Carneiro entre a Rotunda da BP e a Rotunda da Estação – Criação de uma nova pista com uma extensão de mais de 400 m, que permitirá a ligação da pista ciclável com início na EN327, cruzando a rotunda das Escolas e finalizando na Rotunda da Estação, proporcionando uma ligação ao Parque Urbano de Ovar.
2 – Ligação da Habitovar à EN327 junto à Pousada da Juventude – Criação de uma pista com extensão de mais de 1500 m que garantirá a ligação entre um grande aglomerado urbano e a ciclovia da EN327.
3 – Ligação da Habitovar à EN327 junto ao Centro Comercial Dolce Vita pela Rua Dr. António Manarte – Criação de uma pista com uma extensão de cerca de 1400 m que efetuará a ligação da Habitovar à EN327, designadamente à zona comercial.
4 – Av. do Emigrante (norte) entre a Rotunda do Carregal e a Rotunda da Varina – Melhoria da pista existente com uma extensão de mais de 1300 m, através da redução do canal viário e transformação da pista existente numa pista ciclável bidirecional, melhorando as condições de mobilidade e segurança.
O presente projeto enquadra-se no PIMTRA – Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transporte da Região de Aveiro e será objeto de candidatura no âmbito PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

Edifício da Câmara Municipal de Ovar vai ser requalificado Melhoria da eficiência enérgica, das acessibilidades e das condições do atendimento são os principais objetivos

A autarquia vareira vai avançar com a requalificação do edifício da Câmara Municipal de Ovar, tendo já aprovado o respetivo projeto e o início do procedimento de concurso público, com um valor base de 344.400 euros.
Esta intervenção assenta em três aspetos principais. O primeiro é a reestruturação do Balcão Único de Atendimento, localizado na ala sul do edifício, melhorando as condições de atendimento aos munícipes, dando assim resposta ao crescente aumento de serviços prestados pela autarquia. Esta intervenção inclui ainda a criação de um novo acesso direto ao exterior, também na ala sul, eliminando barreiras arquitetónicas e tornando o edifício mais acessível a todos.  Melhorar o desempenho energético do edifício dos Paços do Concelho através da instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo de energia elétrica e da substituição de janelas e portas janelas é outro dos aspetos fundamentais.
Para além disso, serão efetuadas obras de conservação nas coberturas e fachadas do edifício.
A intervenção do edifício da Câmara Municipal de Ovar, no que à eficiência energética diz respeito, será igualmente alvo de candidatura no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.




Praça da República * 3880-141 OVAR
Tel. +351 256 509 118Fax: +351 256 586 611

Nenhum comentário:

Postar um comentário