sábado, 19 de maio de 2018

Sporting CP confirma que Juve Leo queria “apertão” a jogadores. Bruno respondeu: “Não. Não. Temos de lá ir falar todos”

Episódio foi relatado ao "Jornal Económico" por fonte oficial do Sporting nesta sexta-feira, após ter sido questionada ontem sobre a realização de uma reunião a 6 de abril, um dia depois da derrota da equipa em Madrid, e onde, face às críticas e pressões das claques, terá dado carta branca para “pressionarem” os jogadores e o treinador.
O presidente do Sporting reuniu com os núcleos da juventude leonina a 7 de abril, dois dias após a derrota com o Atlético de Madrid (2-0). No encontro, as claques reclamaram uma festa de homenagem a Fernando Mendes (ex-líder da Juve Leo), que voltou a ser recusada por Bruno de Carvalho. O ambiente azedou e subiu de tom quando confrontaram o presidente do clube com a derrota no jogo dos quartos-de-final da Liga Europa, tendo os líderes da Juve Leo lançado repto: “Presidente, temos de lá ir dar-lhes um apertão”. Bruno de Carvalho respondeu: “Não. Não. Temos de lá ir falar todos”.
O episódio foi relatado ao Jornal Económico por fonte oficial do Sporting nesta sexta-feira, após ter sido questionada ontem sobre a realização de uma reunião a 6 de abril, um dia depois da derrota da equipa em Madrid, e onde, face às críticas e pressões das claques, terá dado carta branca para “pressionarem” os jogadores e o treinador. Uma reunião que foi noticiada nesta sexta-feira pelo Jornal Público e que dá conta que Jesus está “convicto” de que Bruno deu carta branca à Juve Leo.
Sobre este encontro, fonte oficial do Sporting Clube de Portugal começa por garantir que “no dia 6 de abril, Bruno de Carvalho não teve nenhuma reunião com os líderes da Juve Leo” para a seguir revelar: “teve uma reunião no dia 7 de abril, por volta das 23 horas. Bruno de Carvalho foi acompanhado por um grupo de seguranças à sede da Juve Leo, onde se realizava uma festa dos núcleos da juventude leonina”.
Segundo a mesma fonte, nessa reunião “o presidente esteve meia hora” e “foi criticado pelo facto de na festa de Natal [de 2017] não ter aceite a proposta de se fazer uma festa de homenagem a Fernando Mendes, [ex-líder da Juve Leo]”. A mesma fonte realça que “o assunto voltou à carga quatro meses depois “ e “o presidente voltou a dizer: «não contem comigo para fazer qualquer festa de homenagem a Fernando Mendes»”.
É aqui que fonte oficial do Sporting assegura que o “ambiente azedou”, tendo a tensão “aumentado” com outros assuntos que Bruno de Carvalho foi confrontado, nomeadamente um pedido de explicações por ter “destratado os três irmãos Rocha [filhos de João Rocha, antigo presidente do Sporting que dá nome ao pavilhão, e fundadores da Juve Leo”]”.
Questionado sobre se o ambiente azedou por terem sido colocados apenas esses temas e se a derrota do Sporting em Madrid não foi tema de discussão, dado que tinha ocorrido dois dias antes, a mesma fonte  prossegue: “sim, foi abordado. Disseram que os jogadores não jogaram nada e que era uma vergonha o que aconteceu em Madrid”.
Foi neste ponto da conversa com Bruno de Carvalho, que, segundo fonte oficial, os elementos da Juve Leo lançaram o repto: “Presidente, temos de lá ir dar-lhes um apertão. Bruno de Carvalho respondeu: Não. Não. Temos de lá ir falar todos”.
Segundo fonte oficial do clube, “o Sporting costuma realizar não mais de uma vez por ano, encontros para desanuviar o ambiente de tensão”. Estes encontros, explica, “passam por levar representantes de cada claque à Academia de Alcochete, acompanhados por Bruno de Carvalho e segurança,  para falar com os jogadores e treinador”.
Questionada sobre se este encontro já se realizou alguma vez com o treinador Jorge Jesus, a mesma fonte afirma que foram feitos com os treinadores Leonardo Jardim e Marco Silva. “Esta situação foi falada dia 7 de abril [reunião entre Bruno de Carvalho e os responsáveis da Juve Leo], mas nunca se proporcionou devido ao calendário das competições oficiais do Sporting na Liga Europa “.
“O ambiente estava de cortar à faca e isto tudo aconteceu depois de uma reunião com o plantel, nessa mesma tarde, onde os jogadores acusaram Bruno de Carvalho de ter mandado Mustafá [líder da Juve Leo] agredir os jogadores”.
Sobre a data da reunião com os núcleos da juventude leonina ter sido a 7 de abril, a mesma fonte assegura: “no dia 6 antes do almoço esteve na PGR, numa audiência pedida pelo Sporting, para falar sobre corrupção e violência no desporto”. Teve um almoço num hotel e foi direto para casa, onde esteve na parte da tarde em contacto permanente o departamento de comunicação e André Geraldes, devido aos comunicado dos jogadores do Facebook [após post de Bruno de Carvalho a criticar a derrota com Atlético de Madrid”.
E onde esteve Bruno de Carvalho na noite do dia 6 de abril: “ficou em casa, porque nessa altura estava previsto a filha nascer a qualquer momento”, afirma fonte oficial do Sporting.
Questionada sobre se este argumento não serviria também para no dia 7 de abril, data em que se assegura que Bruno de Carvalho reuniu com a Juve Leo, fonte oficial do clube afirma: “a reunião foi na sede da Juve Leo, que é no estádio, a cinco minutos da casa do presidente. Não esteve lá mais do que meia hora e foi acompanhado pelo segurança e motorista”.
Economico

Nenhum comentário:

Postar um comentário