terça-feira, 1 de maio de 2018

resença de resíduos hospitalares levam a COMUNICADO DA ULSNA E DO MUNICÍPIO DE NISA

Na semana passada, no dia 26 de Abril, na obra de construção do novo Centro da Saúde de Nisa, no início do movimento de terras para nivelamento do terreno, foi detectada a presença de resíduos hospitalares.

De imediato, os técnicos da ULSNA E.P.E.  tomaram conta da ocorrência e iniciaram o processo de identificação dos resíduos, chegando à conclusão tratar-se de materiais sem risco biológico e sem risco químico. Esta constatação, foi conferida e confirmada pela empresa adjudicatária deste serviço na instituição, empresa devidamente certificada  e autorizada no tratamento de resíduos hospitalares, e atestada pelos Serviços de Saúde Pública do distrito de Portalegre.

Também, de seguida, o Conselho de Administração da ULSNA , E.P.E.determinou a abertura de processo de inquérito para apuramento dos factos, com a nomeação de um instrutor.

Contudo, e desde já, adiantamos que os resíduos provenientes da prestação de cuidados de saúde, não são da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e que deverão ser anteriores à legislação ( Desp. 242/96, de 13/8/1996) que determina os procedimentos sobre a organização e gestão global destes resíduos, dada a proximidade de um hospital que outrora ali funcionava e que procedia com as práticas exigidas pela Legislação da altura.

Neste momento, a ULSNA e a Câmara Municipal de Nisa, em parceria com outras entidades credenciadas para o efeito, estão já a providenciar o processo de remoção dos resíduos (em espaço já devidamente delimitado), o que deverá ocorrer no mais curto espaço de tempo, sem prejuízo da continuação dos trabalhos da obra nos locais não afectados.

Mais uma vez, declaramos que não há riscos para a Saúde Pública dos habitantes de Nisa e dos trabalhadores da obra do novo Centro de Saúde de Nisa.

ULSNA e CMNISA
30 de Abril de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário