sexta-feira, 11 de maio de 2018

URAP e UCC do Crato promovem acções de Sensibilização sobre Saúde Oral para alunos e encarregados de educação


À semelhança de anos anteriores, a Unidade de Recursos Assistências Partilhados (URAP), na pessoa da Higienista Oral Conceição Chinarro, com a colaboração da aluna estagiária da Licenciatura de Higiene Oral da Escola Superior de Saúde de Portalegre e em articulação com a Unidade de Cuidados na Comunidade do Crato promoveram nos dias 20 de março e 08 de maio nas instalações Escola Básica do Crato 3 sessões de educação para a saúde no âmbito do Plano Anual de Saúde Escolar.

As sessões tiveram como publico alvo as crianças do pré escolar, as crianças do 1º Ciclo do Agrupamento de escolas do Crato e os respetivos encarregados de educação.

Na primeira sessão dirigida ao ensino pré escolar as crianças puderam observar através do modelo de boca gigante e de meios auxiliares educativos a morfologia e a função de cada tipo de dente, e adquiriram ainda conhecimentos acerca da Placa Bacteriana e da cárie dentária. Através de um jogo (dente são, dente cariado) foi explicado aos mais pequenos quais os alimentos cariogénicos e quais os alimentos saudáveis para manter uma boca sã. No final desta sessão foi ministrado ainda o ensino da escovagem mais adequado á idade e transmitidas instruções relativamente ao número de vezes que devem escovar os dentes durante o dia bem como a quantidade de pasta dentífrica a utilizar.

Na segunda sessão dirigida aos alunos do 1º ciclo foram abordados diversos temas dos quais se destacam os tipos de dentição, tipos de dentes e a sua função, constituição do dente, placa bacteriana, gengivite, cárie dentária e alimentação cariogénica vs. Saudável, tendo sido também explicado o que é um selante e para que serve. No final desta sessão foi feita uma demonstração da técnica correta de escovagem dos dentes e promovida a utilização do cheque dentista como forma de prevenir e tratar cáries existentes.

A terceira sessão foi direcionada para os encarregados de educação e estava dividida em duas partes . Na primeira parte realizada pela Higienista Oral e pela aluna do ESSP foram abordados vários temas, do qual se destaca "As principais doenças orais nas crianças e a sua prevenção," foi também promovido o uso do cheque dentista da saúde infantil, da saúde escolar e intermédio. Na segunda parte que foi ministrada pela enfermeira Maria Manuel Morais da UCC do Crato o tema em foco foi a alimentação e os lanches adequados.

No final da sessão foram distribuídas amostras de escovas e pastas de dentífricas.

ULSNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário