quarta-feira, 13 de junho de 2018

360º - Os incríveis bastidores do Verão Quente de 1993, que voltou como uma vingança entre Benfica e Sporting. Afinal, o que saiu da cimeira Trump-Kim

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Saíram dois convites da cimeira Trump-Kim: o Presidente americano convidou o ditador norte-coreano a visitar a Casa Branca; e o ditador norte-coreano convidou o Presidente americano a visitar Pyongyang. Com a cortesia que o momento exigia, ambos disseram que sim.
 
Houve outro momento de distensão no encontro que até agora não se conhecia. A dada altura, Trump pegou no iPad e mostrou a Kim o trailer de um filme, da responsabilidade da produtora Destiny Pictures, sobre "dois homens, dois líderes, dois destinos". Naturalmente, a produtora não existe e o filme também não. O trailer foi apenas a forma de, usando um estratagema de Hollywood, mostrar a Kim como Trump vê o futuro da Coreia do Norte. O The New York Times mostrou o trailer aqui.
 
Além dos convites e das imagens, ficam as palavras. E toda a gente está agora a tentar perceber o que realmente querem dizer as que foram escritas nos documentos que saíram da cimeira — e qual o seu real significado para o futuro:

De qualquer forma, Trump não tem dúvidas. Já depois de sair de Singapura, assegurou: “O mundo deu um grande passo atrás numa possível catástrofe nuclear!".
 
Entretanto, o Presidente americano não resistiu e respondeu ao "Fuck Trump" de Robert de Niro: "Tem um QI muito baixo e recebeu demasiados socos de pugilistas a sério".
 
 
Mais informação importante

Por razões judiciais, Portugal continua preso ao futebol. E, neste momento, o futebol continua preso a um episódio que aconteceu há 25 anos. Com a crise no Sporting, o Benfica admite fazer uma "loucura" e contratar alguns futebolistas ao rival. Porquê? Porque em 1993 houve um Verão Quente e agora o Benfica quer vingar-se. Na altura, Paulo Sousa e Pacheco rescindiram na Luz e foram para o Sporting, João Pinto ficou a meio, Rui Costa e Isaías tiveram propostas na mão. O Bruno Roseiro conta os bastidores de uma história que envolve fugas para local incógnito, viagens de madrugada e namoros sem casamento.

No Sporting, lá está, continua a instabilidade:

A Google anunciou hoje que vai ter uma unidade de formação e desenvolvimento do sistema Android em Portugal. Existirão mil vagas, revelou a empresa durante a visita de António Costa à sua sede, em Silicon Valley.

Rui Rio decidiu dar uma de Marcelo. Durante a sua visita à Guiné-Bissau, saltou para o meio de um pátio e começou a dançar, tal como o Presidente tinha feito em Moçambique. Para quem possa, eventualmente, não acreditar, o vídeo está aqui.

O Exército recusa substituir o uso da G3 na República Centro Africana, mas os paraquedistas alertam para riscos de segurança, uma vez que vão usar uma arma que não conhecem num cenário de elevado risco. O descontentamento é enorme.

O Estado português foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem a pagar 68 mil euros a Paulo Pedroso por causa da sua detenção no processo Casa Pia. O antigo ministro socialista escreveu que só agora "voltou verdadeiramente a ser livre".

Dos jornais de hoje, convém reter algumas notícias:
  • O PS quer legalizar os imigrantes que trabalham em Portugal há um ano, escreve o Público;
  • Houve contribuintes que deveriam estar isentos de pagar IMI a serem chamados por causa da reorganização de freguesias e da desactualização dos registos, noticia o DN;
  • Mulheres denunciam jogo ilegal para acabar com o vício dos maridos, diz o JN (sem link).

Iñaki Urdangarin, marido da Infanta Cristina e cunhado do Rei de Espanha, recebe hoje a ordem de entrada na prisão. A sua sentença no caso Nóos foi reduzida, mas não escapa à cadeia.

 
Mundial 2018

É já amanhã que começa o Mundial da Rússia, por isso convém rever a matéria: temos tudo o que precisa de saber sobre as 32 seleções, das estrelas às estreias, das surpresas aos trunfos. Equipa a equipa, tem a informação completa aqui.

Ronaldo está na Rússia, mas a mãe está no Brasil. Ou, pelo menos, a cozinha da mãe. Já são conhecidas as primeiras imagens de “Dona Dolores”, o novo restaurante do jogador, que fica no Rio Grande do Sul.

Entre os jogadores espanhóis, caiu uma novidade: o seu atual selecionador, Julen Lopetegui (que já esteve no FC Porto) será o próximo treinador do Real Madrid.


Os nossos Especiais
 
"Fred" Canto e Castro criou uma agência de modelos para “pessoas autênticas”, mas o que queria era jogar no Real Madrid. Com os 20 mil euros que a avó lhe emprestou, a Sonder faturou meio milhão. E chega agora a Barcelona, como contam o Manuel Pestana Machado e a Ana Pimentel.

O que podemos aprender com os melhores países do mundo no combate à corrupção? Que medidas são mais eficazes? E já agora: Portugal quer mesmo acabar com a corrupção? É mais um Ensaio do Observador, da autoria de Nuno Gonçalo Poças.
 
 
A nossa Opinião

Luís Aguiar-Conraria​ escreve "Política de família": "Se o PSD quer aumentar a licença de parentalidade, a forma de o conseguir é simples. Faça-no de forma igualitária: 13 semanas para as mulheres e 13 semanas para os homens".

Eu escrevo sobre "O meu problema com Paulo Portas":"Portas conseguiu desiludir sempre. Aos que queriam um jornalista, saiu-lhes um político; aos que queriam um político, saiu-lhes um homem de negócios. Em Angola, passou a ser MPLA desde pequenino".

Maria João Marques​ escreve "Vampiros na feira do livro": "Partilho algumas das preocupações do BE. As editoras e as livrarias devem ser ajudadas pelo Estado, e a leitura (de livros diversos ou ortodoxos) incentivada. Mas pelo EstadoCatarina Martins, percebe?".

João Pedro Marques​ escreve "O padre António Vieira e a escravatura dos negros": "Seria o padre António Vieira um defensor da escravatura dos africanos? A resposta, depois do que ficou exposto, é claramente não. Aceitar ou tolerar não são sinónimos de defender ou promover".


Notícias surpreendentes
 
Alfama venceu novamente as Marchas Populares de Lisboa. Foi a terceira vez consecutiva. O Bairro Alto (onde está a redação do Observador) ficou em segundo lugar e a Madragoa em terceiro.

Há 12 anos, a escritora Manuela Gonzaga publicou a primeira biografia de António Variações. Hoje, apresenta uma nova versão na Feira do Livro de Lisboa e, antes, falou com o Bruno Horta: “Era impossível não amar António Variações” 
 
A bebé Nyah nasceu num posto de gasolina, na Avenida Gago Coutinho, em Lisboa, com a ajuda de duas funcionárias e do pai. Tudo começou com a frase "Por favor, ajudem-me que a minha mulher está a entrar em trabalho de parto". Os detalhes da história são contados pela Rita Porto aqui.
 
O presidente do conselho de administração da Guess demitiu-se por conduta sexual imprópria. A acusação partiu da atriz e modelo Kate Upton.
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário