sexta-feira, 6 de julho de 2018

360º- Como vão ser as duas horas de Obama no Porto; a fé, a fortuna e o poder de Aga Khan; a corrida contra a chuva na Tailândia; e esta data: 7/7

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... um mergulhador envolvido no resgate na Tailândia morreu esta madrugada por ter ficado sem oxigénio a meio do percurso. O acidente pode condicionar as tentativas de tentar retirar os rapazes e o treinador da caverna previstas para hoje e sábado. A chuva deu algumas tréguas, conseguiram ser bombeados já 128 milhões litros de água o que permite andar até 1,5 km no interior. Mas a partir de domingo espera-se um verdadeiro dilúvio, que só parará em Outubro.
Soraya Sáenz de Santamaría venceu as primárias do PP e vai disputar a segunda volta (surpreendentemente) com Pablo Casado. De fora ficou María Dolores de Cospedal. A ex-ministra e nº. 2 de Rajoy é agora a favorita a assumir o seu lugar no congresso de dias 22 e 23.

Há 31 cursos com emprego garantido. E há os outrosO de Arquitectura da Universidade de Évora é aquele que teve a maior taxa de desemprego. E os diversos cursos de Medicina e de Engenharia são os que oferecem mais trabalho.

A Autoridade da Concorrência quer alterações ao quadro jurídico que rege o trabalho portuário. O que pode reabrir a guerra com os estivadores. E quer mexidas também no transporte rodoviário, incluindo os táxis.

O Infarmed retirou do mercado medicamentos para a tensão arterialForam detetadas impurezas em alguns dos remédios fabricados na China.

O Chefe do Estado-Maior do Exército​ afastou o comandante dos Comandos. As divergências eram conhecidas há muito e o general Rovisco Duarte decidiu afastar o comandante daquela tropa especial que estava apenas há cerca de um ano no cargo.


Em princípio é amanhã, uma data que pode ser simbólica 7 do 7: o dia escolhido por Ronaldo para ser apresentado na Juventus.
 

Outra informação relevante 
Barack Obama vai estar esta sexta-feira apenas duas horas no Porto para uma das suas seis conferências de 2018. Mas o discurso no Climate Change Summit implica segurança apertado dos serviços secretos a um nível muito elevado. Os convidados não podem sair do edifício, computadores não podem entrar, é proibido gravar o discurso e os jornalistas nem estão autorizados a sair para comer: é-lhes entregue uma lancheira. A Cátia Bruno conta os pormenores.
É provavelmente o tema mais difícil para a Geringonça e o grande teste à sua estabilidade: o das mudanças na lei laboral. O PS quer agora os 18 diplomas viabilizados já esta sexta-feira para depois serem apreciados na especialidade. O PSD admite aceitar apenas as alterações da concentração social. O debate, que vamos acompanhar em directo, começa já às 9h30. 
É uma verdadeira guerra aberta a que se vive na bancada parlamentar do PSD. Ontem estalou de novo entre o ex-líder e o actual, Hugo Soares e Fernando Negrão. Ao ponto de Negrão ter assumido o que Rui Rio ainda não fez, que o PSD vai votar contra o Orçamento (será?). A guerrilha envolveu também críticas às reações ao processo Tutti Frutti, o que acabou com Rio a ter de tecer elogios à investigação ao partido.
Na diplomaciaMarcelo vai encontrar-se com o Chefe da Diplomacia angolana e receber credenciais do novo Embaixador; e Costa assegurou uma “relação única” na visita a Moçambique.
O referendo de Mário Nogueira aos professores teve o resultado norte-coreano que se esperava: 97% rejeitou a proposta do governo de apenas nove anos de progressão nas carreiras e disse não abdicar do tempo de serviço total. E ainda por cima teve uma ajuda da UTAO, que confirmou que s verbas das Finanças para descongelar carreiras continuam por usar. Hoje é apresentado o estudo encomendado pela Fenprof que diz que metade dos professores sofre de exaustão.

Pela primeira vez na história da igreja católicao Papa Francisco nomeou um leigo para “ministro” da Cúria Romana.

Entre 2010 e 2015, o território português manteve a floresta, que ganhou contudo mais eucaliptos e perdeu alguns hectares de mato e pastagens. Ainda assim, a zona agrícola foi a que mais cresceu, mostra o novo estudo sobre o território.

A decisão que salvou o Estado de ter de injetar mais 800 milhões no Novo Banco veio... do Supremo Tribunal Britânico graças ao caso Oak Finance. 

No Sporting, Madeira Rodrigues apresentou oficialmente a candidatura à presidência tendo como trunfo o treinador Claudio Ranieri. Já Rui Patrício despediu-se com palavras sentidas: "Suportei e vivi muitas situações menos positivas (…) Sou humano, tive de tomar uma decisão". E Nani pode estar de regresso (entre muitas outras novidades).
Nos EUA, Donald Trump anunciou a demissão do diretor da Agência de Proteção do AmbienteA sucessão de escândalos em redor de Scott Pruitt, quer sobre o ser nível de vida, quer sobre a utilização de fundos públicos, tornou a sua continuidade insustentável. Até para Trump. 


No Mundial...
... volta o futebol, com os primeiros dois jogos dos quartos-de-final. Primeiro o Uruguai-França, o duelo entre Griezmann, o francês com raízes portuguesas e alemãs que joga em Espanha mas gosta é do Uruguai e do compadre Godín. E depois o Brasil-Bélgica, onde todos os olhares estão centrados em Neymar e nas suas... fitas e fintas, que já deram lugar a anúncios virais, contas do tempo que passa no chão e muitos memes. Mas há também Fágner, que tem um história triste antes de se ser agora titular indiscutível da 'canarinha'.

O Bruno Vieira Amaral é que não consegue encaixar que Rússia, Croácia, Suécia ou Inglaterra estarão na final do Mundial.


Os nossos Especiais 
Qual é a fé, a fortuna e o poder de Aga Khan e dos ismaelitas que vão ter a sua sede global em Lisboa? A Rita Tavares explica em 14 respostas quem é esta elite muçulmana e o seu Imã que, sem ter Estado, tem tratamento diplomático e se move entre reis e líderes mundiais.

O próprio Aga Khan, de 81 anos, está em Lisboa para encerrar as celebrações do seu jubileu de diamante. A Ana Kotowicz relembra sete momentos da vida do príncipe sem reino, que não fuma, não bebe — considera o álcool o pior de todos os pecados, pior até do que matar um fiel ou adorar falsos ídolos — e é dono de uma considerável fortuna.

A nossa opinião

  • Paulo Tunhas escreve sobre "Esta nossa tristeza": "Ao contrário dos broncos americanos, nós por cá temos a poção mágica em que Marcelix caiu quando era pequenino e que Costix nos distribui. Um golinho e, zás!, somos 'os melhores dos melhores'".
  • João Pedro Marques escreve sobre "Portugal e a escravatura: dois mal-entendidos": "Se o fito de Fernanda Câncio for esclarecer a opinião pública, então deve parar um pouco para se informar melhor. Mas se a sua intenção for flagelar Portugal, então não precisa de se informar".
Notícias surpreendentes 
Uma mesa cheia de boas sugestões de livros para as férias é o que pode encontrar no Conversas à Quinta desta semana. José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto sugerem ensaios sobre os tempos que correm, biografias, memórias e livros de história, alguma literatura e até livros de viagens.

As startups que fecham já têm uma incineradora no Porto. É um projeto da Founders Founders que quer promover a partilha das aprendizagens do encerramento de empresas.

Afinal, a famosa frigideira de cobre do anúncio da televisão é feita de alumínio. E os alimentos pegam-se ao fundo. A DECO vai ajudar quem apresentou queixas por se sentir lesado pela publicidade enganosa.

A intimidade de Frida Kahlo como nunca a vimos antes vai estar em exposição no Porto. É um conjunto de 241 fotografias descobertas em 2003 pode ser visto a partir desta sexta-feira no Centro Português de Fotografia.

As duas modelos portuguesas Maria Clara e Maria Miguel brilharam na semana da moda de ParisDesfilaram para os gigantes da alta-costura.


Com as atenções centradas nas operações de resgate na Tailândia, a transferência de Ronaldo para a Juventus e a presença de Obama no Porto, vai ser um dia cheio de notícias no Observador. Para ler algumas, não deixe de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium

Bom fim-de-semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário