quinta-feira, 19 de julho de 2018

360º - Publicitário de Costa nas legislativas escolhido para campanha de limpeza das matas. O que muda no alojamento local (e porquê)

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Foram votações atrás de votações, ontem, no Parlamento, na recta final para as férias. Com votos contra do PSD e do CDS, foram aprovadas as alterações ao alojamento local, que permitem a intervenção das autarquias e dos condóminos. É importante perceber três coisas. Uma: o que mudou. Outra: porque é que mudou. E ainda: quais os riscos? O Rui Pedro Antunes e o Nuno Vinha explicam.

No alojamento local, a geringonça funcionou — mas houve muito espaço para o Bloco Central. A reforma laboral foi aprovada em primeira votação com a ajuda da direita (o PS ficou isolado no voto a favor).

Mais: Rui Rio também salvou o Governo com uma mudança de voto de última hora nas indemnizações a proprietários de terras onde fossem criadas faixas de gestão de combustível.

E ainda tivemos o centrão na descentralização de competências para as autarquias. A esquerda ficou irritada com esta aliança PS-PSD, mas Carlos César garante que foram os social-democratas “que se chegaram à frente” e que “não existe uma aproximação política preferencial ao PSD e à direita”.

E, por fim, a unanimidade: o Parlamento aprovou um voto de pesar pela morte de João Semedo. Ontem, muitas centenas de pessoas estiveram no velório do ex-dirigente do Bloco de Esquerda.


Mais informação importante

O publicitário de António Costa nas legislativas foi escolhido pela Proteção Civil para fazer a campanha de limpeza das matas. O concurso em causa está envolto numa nebulosa que o organismo público se recusa a esclarecer. Vítor Tito é um empresário próximo do PS e já ganhou milhões de euros em vários contratos.

Afinal, a polémica não era polémica: ler “Os Maias” no secundário já não era obrigatório há anos, mas Eça de Queiroz continua a ser. Os indignados das redes sociais podem, portanto, sossegar.

Manuel Heitor, ministro do Ensino Superior, diz ao Observador que podemos continuar a contar com cortes de vagas universitárias em Lisboa e no Porto. No Litoral é possível, mas só depois de estudar e discutir o assunto com as instituições.

Já começou a segunda fase dos exames nacionais e temos a correção de Literatura Portuguesa, de Física e Química, de História da Cultura e das Artes e de Economia.

Uma eventual OPA concorrente sobre a EDP Renováveis pode avançar primeiro que a oferta da China Three Gorges. O esclarecimento é da CMVM.

Pela primeira vez, dois nomes que não pertencem à família de Belmiro de Azevedo vão integrar a Efanor, a "holding" familiar que controla a Sonae. Mas Ângelo Paupério e Carlos Moreira da Silva são homens há muito ligados à Sonae. A notícia é do Público.

É uma mudança surpreendente: o GAIP é um signatários da polémica carta aberta de oposição à presunção jurídica da residência alternada dos filhos em caso de divórcio, mas em fevereiro fazia campanha pública pela guarda partilhada.

Até ao final de 2019, os cafés, bares e restaurantes das grandes superfícies comerciais vão ter de reduzir os pacotes individuais de açúcar para quatro gramas — metade do limite atual.

A SIC vai pagar 7.500 euros por um erro na transmissão dos números do Euromilhões. Durante 17 minutos, um vendedor de materiais de construção do norte do país achou que tinha recebido um jackpot de 156 milhões de euros. Depois entrou em depressão e, escreve o Público, agora ganhou o processo em tribunal.

Foram três dias de contradições de Trump sobre a Rússia desde a desastrosa conferência de imprensa em Helsínquia, onde falou sobre as acusações de ingerência nas eleições americanas. Já fomos da dupla negativa ao “não” que não era “não”, com a Rússia a passar de boa a má, a boa outra vez e a má novamente.

A polícia inglesa já identificou, através de câmaras de vigilância, os suspeitos do envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal.  E "têm a certeza" de que são russos.

Boris Johnson fez o seu discurso de demissão no parlamento e deixou o alerta: “Não é tarde demais para salvar o Brexit”. Ao contrário do que alguns previam, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros decidiu não ser implacável com Theresa May.

Os rapazes que ficaram presos numa gruta da Tailândia deram ontem uma conferência de imprensa a falar sobre os seus dias de angústia e aflição. Contaram que bebiam água que escorria das paredes e que tentavam "não pensar em comida" — e pediram desculpa aos pais por terem mentido.

No Sporting, a confusão do costume:

Os nossos Especiais
 
Perseguições, vídeos com traições e agressões. A história de como os Hells Angels chegaram a tribunal está contada num documento entregue pelo Ministério Público à juíza de instrução, com relatos de como os motards perseguiram o líder do grupo rival, Mário Machado. Ontem, as medidas de coação deixaram 39 arguidos presos e 19 em liberdade, mas só no concelho onde vivem.

 
A nossa Opinião

Maria João Avillez escreve "Foi você que pediu um copo de oposição?": "Os socialistas nunca mudam para melhor: na ex-AD não havia dinheiro pois a governação PS tinha dado cabo dele. Hoje começa a não haver dinheiro porque os mesmíssimos socialistas estão a dar cabo dele".

Helena Garrido escreve "Saúde e Educação ou um problema de liderança": "Por mais dinheiro que se envolva na Saúde e na Educação, o problema não se resolve. Porque a raiz da degradação dos serviços públicos está na falta de liderança".

Numa opinião em vídeo, José Manuel Fernandescomenta a ausência de fiscalização do financiamento partidário: "O Tribunal Constitucional é uma espécie de aldeia do Astérix e os irredutíveis gauleses são os nossos políticos".

Paulo Tunhas escreve "O presente": "Uma vez designados os agentes do Mal, definidos como os que põem as nossas crenças em questão, dispensamo-nos de analisar o que dizem e de avaliar a eventual razão que, num ponto ou noutro, possam ter".

Nuno Crato escreve "Tordesilhas e as ‘fake news’": "Custa conceber como Portugal e Castela dividiram o Mundo, mas ainda hoje se notam as consequências de Tordesilhas, em especial na América do Sul, onde a parte leste fala português e a oeste castelhano".


Notícias surpreendentes

Hoje começa o Super Bock Super Rock e há sete concertos a não perder. O Gonçalo Correia dá-lhe a lista.

Também começa hoje o Músicas do Mundo, em Sines e em Porto Covo. Há 20 coisas que deve saber.

Ainda hoje estreia “Prece ao Nascer do Dia”, a história real de um ocidental preso numa cadeia tailandesa. O filme não desculpabiliza a personagem principal nem faz concessões sentimentais e Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.

Há mais dois filmes para ver esta semana: a continuação do musical "Mamma Mia!", dez anos depois, e o filme venezuelano “À Distância”.

Cozinhar um bife em lava ou enviar café para o espaço? Bompas & Parr já fizeram de tudo. Os dois "designers de experiências" deram uma palestra no espaço de co-work Second Home, em Lisboa, e falaram com o Observador.

Na Islândia, muitos apelidos acabam em "son", como Gunnarsson; em Itália acabam em "i", como Lorenzi; e em Espanha em "ez", como Rodriguez.Isso acontece porque todas essas terminações querem dizer "filho de". Em Portugal são os que acabam em "es", como Marques ou Fernandes. Veja aqui o mapa dos "filhos de".

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário