quinta-feira, 26 de julho de 2018

360º - Trump congela guerra comercial com a UE (e há um "Juncker kiss"). Lua vermelha: guia em 5 passos para ver o mais longo eclipse deste século

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
É o fim da guerra? Jean-Claude Juncker foi a Washington e Donald Trump admitiu rever as taxas alfandegárias impostas à União Europeia. Resta conhecer os detalhes para perceber quem ganhou e quem perdeu com este conflito.

Para mostrar que o encontro correu mesmo bem, Donald Trump publicou no Twitter uma foto onde se vê Juncker a dar-lhe um beijo na Sala Oval. O Politico Europe chama-lhe um "Juncker kiss". Apesar disso, o presidente da Comissão não deu a mão a Trump.

Trump está a ser muito pressionado por agricultores prejudicados pela guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos. Os políticos republicanos que os representam querem um acordo com a União Europeia o mais rápido possível, escreve o The New York Times.

Mas convém não haver precipitações: estas tréguas podem ser apenas uma "mudança de táctica" por parte de Donald Trump, escreve o The Wall Street Journal.

Ontem, Trump tomou outra decisão importante: adiou a visita de Putin a Washington. O Presidente dos Estados Unidos diz que só quer o encontro quando aquilo que diz ser "a caça às bruxas" da Rússia terminar. Ou seja, nas suas contas, em 2019.

Ainda uma notícia de última hora: uma bomba explodiu perto da embaixada americana em Pequim. O bombista é o único ferido confirmado e as autoridades chinesas estão a remover das redes sociais os vídeos com o incidente.


Mais informação importante

“Não podemos ser capatazes do governo”. Rui Moreira está furioso com o acordo de descentralização que juntou PS e PSD. Em entrevista ao Observador, o presidente da Câmara do Porto diz que as mudanças vão transformar os municípios em meros prestadores de serviços de “hotelaria" a escolas e centros de saúde.

Mais três destaques da entrevista ao Observador:
  1. Sobre Rui Rio: "Nunca falei com ele desde que foi eleito. Nunca procurou falar connosco";
  2. Sobre a eventual ida do Infarmed para o Porto: "É um exemplo e uma prova provada de que só com vontade política se faz a descentralização, e neste caso a vontade política não chegou";
  3. Sobre o Tribunal de Contas: Rui Moreira "exige" que não se "imiscua" no seu terreno e "não faça avaliação sobre aquilo que são as competências executivas de um poder municipal eleito".

A economia portuguesa tem uma probabilidade de 55% de entrar em recessão a cada cinco anos. A análise (que serve de aviso) é do Conselho das Finanças Públicas. Há 5 riscos que temos de ter em conta.

Há coisas que, realmente, são impossíveis de desmentir. O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, encontrou ontem uma delas: “Há perturbações nos comboios, com certeza que sim, não vale a pena dizer que não". De facto, não vale.

A família de origem marroquina que estava detida com uma criança há 46 dias no aeroporto de Lisboa foi transferida ontem para o Centro de Acolhimento para Refugiados da Bobadela.

A alegada toupeira que o Benfica utilizava para aceder a processos em segredo de Justiça consultou ilegalmente investigações 385 vezes. Vai permanecer em prisão preventiva, decidiu o Tribunal da Relação de Lisboa.

Na Grécia, o incêndio em Matti já foi extinto e o número de mortos está, neste momento, em 81. Mas há ainda muitas casas por verificar.

Dois bombeiros gregos que estiveram a combater o fogo denunciaram a desorganização e os atrasos na evacuação por parte da polícia e do Exército. A população não perdoa: "Ninguém nos avisou de nada".

Há muitas histórias comoventes de vítimas dos fogos,como a do casal que ficou noivo em Portugal e se separou na fugaou a das gémeas desaparecidas.

O nosso ministro da Administração Interna precipitou-se: disse que 50 elementos da Força Especial de Bombeiros partiriam para a Grécia entre terça e quarta-feira, mas as autoridades gregas ainda não responderam à oferta portuguesa, escreve a Sara Antunes de Oliveira.

A Uber e a Cabify suspenderam a sua atividade em Barcelona "até que tudo volte à normalidade". Houve vários carros atacados a pontapé durante um protesto de taxistas.

É uma grande descoberta: foi encontrado um lago de água por baixo de uma camada de gelo em Marte. Quer isto dizer, segundo os astrónomos, que há "condições para a existência de vida por longos períodos de tempo”.


Os nossos Especiais
 
Amanhã vamos poder ver o mais longo eclipse do século, que vai durar três horas e 55 minutos. Mais: o fenómeno não se vai repetir até pelo menos 2100. E vem com outras surpresas únicas, como a Lua vermelha. A Marta Leite Ferreira explica onde pode ver o eclipse de norte a sul. E como preparar a noite, dos agasalhos às fotos.

As férias escolares são mesmo demasiado longas? Sim. Mas o que importa para os alunos não é tanto isso, mas como aproveitam o tempo – o que prejudica as famílias mais pobres. Ensaio de Alexandre Homem Cristo.
 

A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "As tendências que levamos na bagagem de férias": "Uma guerra comercial à porta, uma América que já não é o que era, uma UE desorientada, a onda do turismo a perder dimensão, um OE para 2019 que não vai ser fácil. Eis as grandes tendências deste Verão".

Paulo Tunhas escreve "Um país esquizofrénico e informe": "Portugal tem uma longa tradição de apego ao faz-de-conta como modo de vida e ela encontra-se bem viva. Costa, honra lhe seja feita, percebeu isso como ninguém e com uma boa consciência à prova de bala".

Manuel Villaverde Cabral escreve "Familismo amoral": "Um 'país desonesto' é um país 'familista e amoral': mais do que o próprio indivíduo, é a família o agente 'amoral' das decisões perante um complexo de factores que escapa em maioria ao seu controlo".


Notícias surpreendentes

Hoje estreia “A Gaivota”, mais uma versão cinematográfica da peça de Tchékhov. Eurico de Barros dá três estrelas a este filme com sorrisos, lágrimas e ilusões numa Rússia bucólica.

Há mais dois filmes para ver esta semana. “Happy End” é a mais recente realização de Michael Haneke; e “Linhas de Sangue” é "um dos momentos mais ineptos, grotescos e desesperantes do cinema português recente".

A nova série de Sacha Baron Cohen continua a fazer estragos. O presidente da assembleia da Georgia demitiu-sedepois de aparecer no segundo episódio de "Who Is America" a mostrar o rabo e e berrar a “n-word” para afugentar terroristas.

“Felipe, porra, divorcia-te de uma vez. Onde é que vamos chegar?”. Juan Carlos já pediu por duas vezes ao filho que se separe de Letizia. A revelação foi feita pelo jornal El Español.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário