quinta-feira, 2 de agosto de 2018

360º- Porque é que vai estar tanto calor? E onde é que o termómetro vai chegar quase aos 50ºC? E saiba como pedir os manuais escolares gratuitos

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o Governo declarou “situação de alerta” no País até segunda-feira, dia 6, por causa do calorAs medidas de caráter excepcional envolvem vários meios, da Protecção Civil, aos bombeiros, da administração Pública aos hospitais.

Mas porque é que vai estar tanto calor? E onde é que o termómetro vai chegar quase aos 50ºC? A Marta Leite Ferreira explica que estas temperaturas altas são de facto gravíssimas, que cuidados se devem ter, mas que em termos técnicos não se tratada de uma onda de calor. E ainda lhe dá uma mapa com as temperaturas máximas e mínimas em cada município e os locais mais quentes e mais frescos do país nos próximos dias.

Mas com o País em alerta total, os avisos por SMS, uma das famosas medidas contra os incêndios depois dos fogos do ano passado, afinal demoram meio dia a chegar às populaçõesDesde que a ordem é emitida pela Proteção Civil ao envio da mensagem por parte das operadoras, passam 12 horas, conta o JN.

Depois dos resultados históricos da Apple, os prejuízos recorde da Tesla. A  empresa de Elon Musk somou vendas como nunca, acima de 717 milhões de dólares, mas também registou perdas de 430 milhões de dólares, as maiores de sempre.


Outra informação relevante 
Como já se esperava, Marcelo vetou a lei que dá preferência aos inquilinos na compra de casa. O Presidente avança com duas razões concretas para a sua decisão. O Bloco de Esquerda acredita que isso irá prejudicar milhares de pessoas. O PSD aplaude.

Outra medida prometida após os fogos que fica por concretizar. Afinal o Governo não conseguiu com que o Estado ficasse com a maioria do SIRESP. A Altice é que passa a controlar o sistema de comunicações de segurança, com 52,1%. O Estado fica apenas com 33%, mas nomeará o presidente e outro administrador. O PSD já pediu explicações. 

Bem pode o ministro da Saúde continuar a dizer que não há problemas nos hospitais. Depois das demissões no S. José, no S. João e na Maternidade Alfredo da Costa (desculpem se me estou a esquecer de algum), agora são os chefes de equipa de ginecologia e obstetrícia do hospital Amadora-Sintra que ameaçam demitir-se se as "condições de assistência no serviço de urgência" não forem resolvidas.

Voltaram os problemas das moradas falsas nas matrículas. Segundo a TSF,  muitos pais estão a mudar as moradas fiscais para perto de escolas muito procuradas. A denúncia é do movimento "Chega de Moradas Falsas".

Mais de 60 mil pais inscreveram-se no primeiro dia na plataforma dos manuais gratuitos para alunos. Se ainda não pediu, ou não sabe se tem direito, a Ana Kotowicz fez um guia com todos os passos a seguir.

Um avião despenhar-se e todos os passageiros e tripulantes sobreviverem é raro. Os relatos de algumas das 103 pessoas que seguiam no voo da Aeromexico são verdadeiramente impressionantes. Houve até quem tivesse tido tempo para filmar o acidente dentro do avião. O caso do México é raro, mas felizmente não é único: recorde outros acidentes de avião com sobreviventes.

Na pré-campanha às eleições do Sporting houve mais dois candidatos a apresentarem-se. José Maria Ricciardi, com o desistente Zeferino Boal a seu lado, disse estar "sem pachorra” para o passado, ter uma surpresa no presente, e estar crente num futuro melhor. Já Fernando Tavares Pereira já fez 20 mil km a percorrer o país para apresentar o seu programa, cujo mote é "quem não sabe ouvir, não sabe decidir". Quanto a Bruno de Carvalho, viu Marta Soares indeferir o seu pedido para uma Assembleia Geral Extraordinária.

O Benfica perdeu a Eusébio Cup no Algarve para o Lyon. Em desvantagem ao intervalo por 0-2, a equipa de Rui Vitória ainda empatou, rematou três bolas à barra, mas acabou mesmo derrotada por 2-3, no último teste antes da pré-eliminatória da Liga dos Campeões com o Fenerbahçe.

Trump (lá podia faltar!) quer "agora mesmo" o  fim da investigação sobre ingerência russa nas eleições norte-americanas. Diz que está minada por conflitos de interesse do procurador especial Robert Mueller e manipulada pelos seus adversários políticos.

Em Espanha os taxistas desmobilizaram a greve que tem paralisado o país nos últimos dias. O governo assumiu a defesa de um rácio de 1/30 (um Uber ou Cabify por cada 30 táxis), mas mesmo assim há a ameaça de um novo bloqueio.

Ainda em Espanha, o facto do cérebro dos atentados de Barcelona continuar à solta preocupa as autoridades internacionais. Terá actuado à distância, circula por diferentes países da Europa e mantém-se em contacto com terroristas.

Os nossos Especiais 

A análise da execução orçamental do 1.º semestre mostra uma estagnação positiva. Luís Teles Morais vê um controlo cada vez maior das finanças públicas que pode de facto trazer um défice historicamente baixo. Mas também que a economia está a desacelerar.

A nossa opinião

  • Eu escrevo "Chega de brincar aos soldadinhos de chumbo": "Rovisco Duarte teve a desfaçatez, o descaramento, o topete de ir dizer aos deputados esta terça-feira — sem se rir — que ainda não houve peritagem às armas encontradas em Outubro do ano passado".
  • Fernando Leal da Costa escreve "Faltam médicos? Vão faltar mais": "Não vale a pena chorar sobre leite derramado. Qualquer tentativa de minorar os efeitos da falta de médicos deverá ser desenhada com realismo e custará dinheiro, que as Finanças não querem dar à Saúde".
  • Paulo Tunhas escreve sobre "um escândalo burguês no Bloco de Esquerda": "Só quando o mal estava feito e a incoerência gritante do comportamento de Robles foi percebida como podendo ferir gravemente o Bloco, os princípios voltaram em força. É o que se chama uma virtude ágil".
Notícias surpreendentes 
morte de Celeste Rodrigues marcou o dia. Carminho recorda a mulher que só dormia “três ou quatro horas” porque não queria “perder tempo de vida”, Camané a poliglota que até falava sueco e Madonna, a sua última grande amiga, a "lenda" da canção portuguesa. Pode ainda rever neste vídeo a fadista que nunca se considerou uma sombra da irmã Amália ou ver fotos da mais antiga fadista portuguesa do arquivo do Museu do Fado.

Hoje é dia de estreias no cinema e o destaque vai para o regresso de Tom Cruise e de mais uma Missão Impossível. O Eurico de Barros diz que o “Missão: Impossível — Fallout” deve ser o mais portentoso filme de acção do Verão, quiçá do ano, mas que é preciso abdicar do raciocínio para o apreciare dá-lhe três estrelas. Mas também outras opções para ver.

Chama-se Clark Kent, tem apenas dez anos e bateu o recorde mais antigo de Michael Phelps, que estava em vigor há 23 anos. Além de nadar rápido, este Super Homem também toca piano, pratica artes marciais e sabe tudo sobre sistemas e codificação.

Há uma propriedade à venda por quase mil milhões de euros em Los AngelesÉ provavelmente a mais cara de sempre: fica em Beverly Hills e tem o dobro do tamanho da Disneyland. A irmã mais velha do último Xá do Irão foi a sua primeira proprietária.

Refresque-se, fique à sombra ou perto do ar condicionado, mas sempre com o Observador ligado para ter as últimas notícias actualizadas. Aproveite também para conhecer o novo programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa quente-feira

 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

_____________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário