quinta-feira, 2 de agosto de 2018

INCÊNDIOS | Beja e Faro recebem primeiros alertas SMS da Proteção Civil com o número errado

As mensagens começaram a chegar às primeiras horas da manhã, mas o contacto da Proteção Civil não estava correto.

Os utilizadores de telemóvel que estão nos distritos de Faro e Beja estão esta quinta-feira a receber SMS de alerta devido ao calor extremo. Estas mensagens começaram a ser recebidas por volta das 8h00, mas as primeiras chegaram com um erro.
O texto, elaborado pela Proteção Civil, avisa: "Risco extremo incêndio rural nos distritos Beja e Faro. Fique atento. Em caso de dúvida: 800 246 246. www.prociv.pt". A TSF confirmou que utilizadores de todas as operadoras já receberam esta mensagem.
Num primeiro momento, o número indicado na mensagem estava errado. Remetia para uma empresa de reparação automóvel, a Glassdrive. Entretanto, foi enviada uma segunda mensagem já com o número correto (o 800 246 246).
Esta é a primeira vez que o sistema de alerta da Proteção Civil está a funcionar. Apenas tinha sido feito um teste em maio.
O Ministério da Administração Interna explicou à TSF que Faro e Beja foram os distritos escolhidos porque são aqueles que se encontram em alerta especial de prontidão de nível vermelho da Proteção Civil.
Esta quinta-feira, o Jornal de Notícias dava conta que o sistema de avisos da Proteção Civil demorava 12 horas a chegar aos destinatários. Em comunicado, o governo garantiu que 90% das mensagens de teste enviadas para os telemóveis a 19 de maio chegaram aos cidadãos nas primeiras duas horas.
TSF
______________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário