segunda-feira, 20 de agosto de 2018

A noite se encheu de brilho e a dança encantou a todos…

Areosa  (Viana do Castelo), Pombal, Paranhos (Porto) e Portomar: quatro grupos folclóricos, quatro tradições diferentes... quatro grandes apresentações!
XXXV Festival de Folclore que aconteceu em Portomar e que faz parte do cartaz das Festas em Honra de Nossa Senhora do Carmo, foi - como não podia deixar de ser - um êxito completo. Desde a calorosa recepção das gentes gandaresas aos grupos visitantes até ao espetáculo em si, tudo foi pensado ao pormenor e superiormente executado.
O sorriso contagiante da gente do Minho, Viana e Porto incluídos, a beleza das cores das vestimentas, o passo harmonioso e a dança tradicional vindas de Pombal bem como a leveza dos sons dançados por homens, mulheres e crianças da terra... tudo conjugado, fez da noite de sábado um espetáculo livre, solto e verdadeiramente puro, como pura é, a tradição que eles souberam honrar!
Bem-haja a todos os que fazem com que a tradição perdure, todos os que não deixam morrer a história dos seus antepassados, contando-a das mais diversas formas. São estas pessoas que, dando muito de si em troca de pouco ou nada, levam avante aquilo que muitos outros tratam com desdém: a cultura popular.
Em tempos de tantos modismos, de tantos playbacks, tantas sensualidades muitas vezes desnecessárias, dá gosto perceber que também há espaço para o que persiste em continuar...
O público, para espanto de muitos, cada vez é maior para assistir a Festivais como o de Portomar. Vão, assistem, gostam, aplaudem e reconhecem - verdadeiramente - o trabalho intenso e incansável dos artistas. Este é, sem sombra de dúvidas, o grande prémio para quem sobe ao palco e é, indubitavelmente, o garante do futuro da arte.
Parabéns aos Grupos Folclóricos presentes: trouxeram uma beleza que conquista, cores que encantam e sonoridade que a todos fazem mover o corpo...

Jornal Mira Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário