sábado, 25 de agosto de 2018

Água, água e vinho (e ovos-moles no fim)

Fugas
P
 
 
  Sandra Silva Costa  

Agosto corre apressado para o fim, mas quer-me parecer que ainda muito Verão passará debaixo das nossas pontes. E Verão rima, entre outras coisas, com praia e com água. Os dois primeiros tiros de hoje vão, por isso, direitinhos para a água.
Atentem nas fotografias do Sérgio Azenha nas ilhas da Croácia e digam lá que não apetece um mergulho. Pois, há tipos com sorte e o Sérgio e o Luís Octávio Costa saíram de Dubrovnik para explorar Kolocep, Lopud e Sipan a partir de uma app. A aventura é para ler aqui.

Já a Maria José Santana andou pela charmosa Côte d’Azur, em França, e traz-nos um relato com sabor a mar, praia e cultura, de Antibes ao Mónaco, passando ainda por Cannes e Saint Tropez. Pelo meio, glamour de iates topo de gama e sabores mediterrânicos.

É também na água que se move a vida de Violeta Lapa, a protagonista da semana. Ela, que até há pouco tempo não sabia nadar, é agora o rosto (e o corpo) da Oceans and Flow, que organiza experiências “por terra e pela água” em viagens de turismo sustentável. A prosa é da Renata Monteiro.

Entretanto, a Rute Barbedo termina a sua volta ao Algarve em autocaravana. Hoje pára em São Marcos da Serra (na verdade, passou por lá antes dos incêndios que atingiram os concelhos de Monchique e Silves) e conta as histórias de devoção à Mãe da Bondade, a Nossa Senhora que terá aparecido em Fevereiro de 1999 numa cova com vista para a Nacional 1.

Do Algarve subimos ao Alentejo, para conhecer Cortes de Cima e parte da vida dos Jorgensen. Hans é dinamarquês, Carrie californiana, e instalaram-se na Vidigueira nos anos de 1980, onde começaram a produzir vinho. Primeiro os tintos, agora os brancos, que são já um caso sério. O retrato de uma empresa que fez do inconformismo um modo de vida é do Manuel Carvalho.

Para o fim fica um docinho: a centenária Confeitaria Peixinho, em Aveiro, fez um restyle e apresenta-se agora com nova cara. A Maria José Santana foi lá provar os ovos-moles e outras delícias e deixa-nos de água (lá está, água) na boca.

Fechei com chave de ouro, certo? Só me resta marcar encontro para o próximo sábado, à hora do costume. Até lá, boas viagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário