sábado, 25 de agosto de 2018

“Parabéns pelo aniversário” à A H dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede

- No contexto social atual, em que, não raras vezes, predomina uma visão individualista, materialista e sectária, é importante realçar aqueles que, muitas vezes contra a corrente, dão o melhor de si em prol dos outros, de modo abnegado, altruísta e até heróico, ”OS BOMBEIROS”. Os Bombeiros/as são a expressão mais evidente deste valor
universal que é o BEM FAZER, que privilegia o coletivo em detrimento do individual e contribui para a construção de uma comunidade mais coesa, justa e solidária.


- A proteção de vidas humanas, animais e bens em perigo, tantas vezes conseguidas por atos de coragem e abnegação dos soldados da paz deve ser credora do incondicional reconhecimento da comunidade e das suas instituições.

- Como alguém sabiamente sentenciou, que “a memória é a faculdade do esquecer”, é justíssimo que não só se escreva algo a cerca das instituições humanitárias, como também a existência de proteção, num apoio intrínseco e inequívoco, para uma continuidade do serviço de tão nobre causa, como é o do socorro

- As gerações por imperativo da Lei natural, vão-se renovando e sucedendo que antes de completada a sua aprendizagem, são injustas, ignorando as canseiras, as lutas, os sacrifícios e as dadivosidades de aqueles que as procederam e lhes legaram o muito ou relativo bem estar, topado na hora do seu surgimento. Raro conhecem ou lembram os nomes dos que esquecendo-se muitas vezes de si próprios, se devotam a criar e desenvolver a Sociedade que a Elas irão prosseguir.

- As associações humanitárias dos bombeiros pelo seu escopo do socorrer, do prevenir, do aceitar e do ajudar, adquirem com mais facilidade e se adaptam ás condições circunstanciais, combatendo o sofrimento, a tristeza e angústia dos seres humanos até mesmo no mundo animal, onde têm que ir em seus auxílios.
- São estas instituições sem fins lucrativos, que têm sido ao longo dos tempos um grandioso campo fértil para o desabrochar de novos e constantes valores humanitários.
- Algumas associações, já centenárias, constituem um autêntico rosário, onde se vivem no mais fundo da alma, todos os mistérios, havendo dias de uma satisfação íntima, calma, serena, contrariando outros de sofrimento atroz, desânimo cruel e até o apagamento da vida nas instituições.
- Os BVCantanhede é uma corporação inserida em Associação Humanitária, que tem dado provas tanto no socorro, bem como no acompanhamento inovador nas mais diversas temáticas sociais, culturais, técnicas e tecnológicas, consistindo num interesse, dedicação e entrega intrínseca, do saber, do socorrer e do ajudar a salvar.
- Assim, considerando o acima referenciado, e num contexto de simpatia pessoal, para além de sócio, voluntário protocolado na AHBVC, como cidadão comum, não podia deixar passar a data de 24 Agosto do presente ano, sem que pessoalmente e publicamente, apresentasse os meus mais sinceros e cordiais parabéns de aniversário à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede (AHBVC) pelo 116º aniversário ininterrupto, a toda a família dos BVCantanhede, como também votos sinceros da continuação do BEM FAZER em prol do outrem.
- Com o lema “Vida por Vida” são estas instituições humanitárias, compostas por seres humanos, os heróis que a Sociedade religiosamente mais escuta, aquando e também o pedido de ajuda.
BEM HAJAM AMIGOS
Fernando Rufino Leitão Neto
Voluntário protocolado na AHBVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário