A Intel contempla uma oportunidade de mercado de US $ 200 bilhões de dólares; 
anuncia US $ 1 bilhão de receita em inteligência artificial para os processadores Intel Xeon e apresenta um novo plano para o desenvolvimento de novos produtos
Por Navin Shenoy
Durante Innovation Summit centrado em dados da Intel, compartilhei nossa estratégia para o futuro da computação baseada em dados, bem como uma visão abrangente do mercado potencial (TAM) e novos detalhes sobre nosso plano desenvolvimento de produtos. O aspecto central de nossa estratégia é um profundo conhecimento dos desafios e das maiores oportunidades que nossos clientes enfrentam hoje.
Como parte do meu papel na execução de negócios baseados na Intel, encontro clientes e parceiros em todo o mundo. Embora venham de muitos setores diferentes e enfrentem desafios comerciais exclusivos, todos eles têm algo em comum: a necessidade de obter mais valor das enormes quantidades de dados.
Acho incrível que 90% dos dados do mundo tenham sido gerados nos últimos dois anos. Além disso, os analistas prevêem que até 2025 os dados crescerão exponencialmente 10 vezes mais e chegarão a 163 zettabytes. Mas ainda temos um longo caminho a percorrer para aproveitar ao máximo o poder desses dados. Pode-se dizer que apenas um por cento é usado, processado e rastreado. Imagine o que poderia acontecer se pudéssemos efetivamente usar mais desses dados em escala!
A interseção de dados e transporte é um exemplo perfeito das ações acima. O potencial de sobrevivência da condução autônoma é muito grande - muitas vidas poderiam ser salvas em todo o mundo como resultado de menos acidentes. No entanto, para conseguir isso, você precisa de uma combinação de tecnologias que funcionem juntas - incluindo tudo: visão computacional, computação de borda, mapeamento, nuvem e inteligência artificial (IA).
O precedente requer, por sua vez, uma mudança importante na forma como nós, como indústria, vemos a tecnologia computacional e orientada por dados. Precisamos considerar os dados globalmente, incluindo como nos movemos mais rapidamente, como armazenamos mais e como processamos tudo, desde a nuvem até a borda.
Implicações para infraestrutura
Essa abordagem de ponta a ponta é um aspecto fundamental da estratégia da Intel, e quando a vemos dessa perspectiva - ajudando os clientes a mover, armazenar e processar dados - a oportunidade de mercado é enorme. Na verdade, revisamos nossa visão abrangente do mercado potencial de US $ 160 bilhões em 2021 para US $ 200 bilhões em 2022 para nossos negócios baseados em dados. Esta é a maior oportunidade na história da empresa.
Como parte do meu discurso inaugural na conferência, descrevi os investimentos que estamos fazendo em um amplo portfólio para maximizar essa oportunidade.
Mova-se mais rapidamente
A explosão de dados implica a necessidade de mover os dados mais rapidamente, especialmente nos data centers de hiperescala. A conectividade e a rede tornaram-se gargalos para usar uma computação de alto desempenho mais eficaz e gratuita. Inovações como  fotônica de silício da Intel são projetadas para eliminar essas barreiras, usando nosso talento exclusivo de integrar o laser ao silício e, por fim, fornecer o menor custo e potência por bit e a mais alta largura de banda.
Além disso, o meu colega Alexis Bjorlin anunciou que continuamos a expandir nosso portfólio de conectividade com uma inovadora linha de produtos SmartNIC - cujo nome de código é Cascade Glacier, que é baseado no Intel® Arria® FPGA 10 e permite a otimização do desempenho os sistemas baseados no processador Intel Xeon. Os clientes já estão testando e o Cascade Glacier estará à venda no primeiro trimestre de 2019.
Armazenar mais
Para muitos aplicativos que estão atualmente em execução em data centers, não se trata apenas de mover dados, mas também de armazenar dados da maneira mais econômica. Para o efeito, temos dado a tarefa de transformar completamente a hierarquia e armazenamento de memória no centro de dados.
Recentemente, divulgamos™ mais detalhes sobre a  persistente memória Intel® Optane DC , uma classe totalmente nova de inovação em memória e armazenamento, que permite um alto nível de memória persistente entre DRAM e SSDs, mantendo-se rápida e acessível . E agora, estamos compartilhando uma nova métrica de desempenho que mostra que os sistemas baseados em memória persistente do Intel Optane DC podem alcançar desempenho até 8 vezes melhor em determinadas consultas analíticas do que as configurações que dependem apenas da DRAM.
Clientes como Google , CERN , Huawei , SAP e Tencent já consideram isso revolucionário. E hoje, começamos a enviar as primeiras unidades da persistente memória Optane DC. Eu pessoalmente entreguei a primeira unidade a Bart Sano, vice-presidente da Google Platforms. Espera-se que esteja disponível em geral até 2019, com a próxima geração de processadores Intel Xeon.
Além disso, na conferência Flash Memory Summit, anunciamos novos produtos baseados no Intel® QLC 3D NAND e demonstramos como empresas como a Tencent usam essa tecnologia para desvendar o valor de seus dados.
Procesa todo
Muita coisa mudou desde que introduzimos o primeiro processador Intel Xeon há 20 anos, mas o apetite por desempenho de computação é maior do que nunca. Desde o lançamento da plataforma Intel Xeon Scalable em julho passado, temos visto a demanda continuar a crescer, e tenho a satisfação de dizer que já vendemos mais de 2 milhões de unidades no segundo trimestre de 2018. Melhor ainda, nos dois primeiros Terceiro trimestre, enviamos mais 1 milhão de unidades.
Nossos investimentos em otimização de processadores Intel Xeon e FPGAs Intel para inteligência artificial também estão valendo a pena. Em 2017, mais de US $ 1 bilhão em receita veio de clientes que executavam inteligência artificial em processadores Intel Xeon no data center. E continuamos a melhorar o treinamento da inteligência artificial e o desempenho da inferência. No total, desde 2014, nosso desempenho melhorou em mais de 200 vezes.
O que está chegando é igualmente excitante para mim. Hoje nós revelamos o plano de desenvolvimento da próxima geração para a plataforma Intel Xeon:
  • O Cascade Lake é um futuro processador Intel Xeon Scalable, baseado na tecnologia de 14 nm que apresentará a persistente memória Intel Optane DC e um conjunto de novas funções de inteligência artificial chamado Intel DL Boost. Esse acelerador AI integrado aumentará a velocidade das cargas de trabalho de inferência de aprendizado profundo, com uma velocidade de reconhecimento de imagem esperada 11 vezes maior do que a dos atuais processadores escaláveis ​​Intel Xeon quando eles foram lançados em julho de 2017. As remessas da Cascade Lake estão planejadas para o final deste ano.
  • O Cooper Lake é um futuro processador Intel Xeon Scalable que é baseado na tecnologia de 14 nm. A Cooper Lake apresentará uma plataforma de próxima geração com melhorias significativas de desempenho, novos recursos de entrada / saída, novos recursos do Intel® DL Boost (Bfloat16) que melhoram o desempenho do treinamento em IA / aprendizado profundo e inovações adicionais de memória persistente Intel Optane DC Espera-se para enviar Cooper Lake em 2019.
  • O Ice Lake é um futuro processador Intel Xeon Scalable baseado na tecnologia de 10 nm, que compartilha uma plataforma comum com a Cooper Lake, e está planejado como uma continuação antecipada que estará disponível em 2020.
Além de investir nas tecnologias certas, também oferecemos soluções otimizadas - de hardware a software - para ajudar os clientes a estar à frente de suas crescentes demandas de infraestrutura. Por exemplo, apresentamos três novas soluções Intel Select Solutions focadas no IA, na cadeia de blocos e no SAP Hana *, que visam simplificar o desenvolvimento e acelerar a geração de valor para nossos parceiros e clientes de ecossistema.
A oportunidade que nos espera
Em suma, estamos entrando em uma nova era de computação orientada por dados. A proliferação da nuvem além da hiperescala e da rede e, ao extremo, a iminente transição para a tecnologia 5G e o crescimento da inteligência artificial e da análise produziram uma mudança profunda no mercado, criando enormes quantidades de dados praticamente inexplorados.
E quando você adiciona crescimento em poder de processamento, inovações em conectividade, armazenamento, memória e algoritmos, acabamos com uma maneira completamente nova de pensar sobre infraestrutura. Estou animado com a enorme e rápida oportunidade baseada em dados que nos espera (US $ 200 bilhões em 2022).
Para ajudar nossos clientes a mover, armazenar e processar grandes quantidades de dados, temos planos de ação para ganhar nas áreas de crescimento mais rápido e temos um portfólio incomparável para impulsionar nosso crescimento - incluindo produtos líderes de desempenho e um amplo ecossistema que abrange todo o mercado baseado em dados.
Quando as pessoas me perguntam o que eu gosto de trabalhar na Intel, a resposta é simples. Estamos inventando - e ampliando - as tecnologias e soluções que irão inaugurar uma nova era de computação e ajudar a resolver alguns dos maiores problemas da sociedade.
Navin Shenoy é vice-presidente executivo e gerente geral do Data Center Group da Intel Corporation.