domingo, 16 de setembro de 2018

Mais assistentes operacionais e reforço dos apoios sociais marcam novo ano letivo em Faro

O ano letivo 2018/2019 vai arrancar oficialmente em Faro na segunda-feira, 17, com um reforço de assistentes operacionais, a renovação de duas escolas básicas e o alargamento dos apoios sociais, anunciou hoje a autarquia local.
A incorporação de 16 novos assistentes operacionais, que se junta aos 45 assistentes e sete animadores recrutados no ano anterior para reforço da rede escolar, foi assinalada hoje, sexta-feira, com uma pequena cerimónia no salão nobre municipal.
“Responde assim a um problema de falta de recursos humanos que a comunidade escolar há muito vinha sentindo e que se tornara premente resolver”, sublinha o executivo liderado por Rogério Bacalhau, em comunicado.
Em relação às instalações e equipamentos, as atividades letivas arrancam com o alargamento da rede de educação pré-escolar, através da disponibilização de uma nova sala na EB de Estoi, para crianças com idades entre os 3 e os 6 anos.
Por outro lado, a câmara de Faro anunciou a abertura de um concurso público, hoje publicado em Diário da República, para a construção de três outras salas na EB1 de Bom João, que deverão entrar em funcionamento no próximo ano.
Ainda no âmbito da requalificação da rede, as intervenções nas EB de Marchil (concluída) e Areal Gordo (em conclusão) representam um investimento na ordem dos 175 mil euros.
Quanto aos apoios sociais, a autarquia farense frisa que “serão este ano novamente alargados, para chegarem a mais famílias que deles verdadeiramente precisam”.
Os alunos de agregados familiares do escalão 4 da Segurança Social passam a integrar o Escalão B de apoio social escolar, juntando-se aos do escalão 3, incorporados em 2011, também por opção da autarquia, e a todos os outros que já compõem o Escalão A.
Mantém-se ainda o programa de atribuição de bolsas de estudo para o ensino secundário e universitário, o funcionamento da componente de apoio à família com prolongamento de horário nos jardins-de-infância, assegurando atividades para além da componente letiva a mais de 300 crianças que delas necessitam, e ainda a operacionalização diária de 14 refeitórios e do serviço de refeições pré-confecionadas em três escolas.
Na área dos transportes, a Câmara Municipal de Faro estreia dois «minibus», que levarão, de e para a escola, as crianças residentes em áreas do concelho não servidas pela rede de transportes públicos.
Entretanto, está prestes a entrar em funcionamento uma outra viatura, também adquirida pelo município, para transporte de crianças portadoras de deficiência e com mobilidade reduzida.
A autarquia farense vai cumprir a tradição habitual, realizando na próxima quinta-feira, 20, pelas 18:00 horas, mais uma edição da Cerimónia de Receção ao Professor e de Entrega dos Prémios de Mérito, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.
Trata-se de um momento de “confraternização e de reconhecimento do empenho e dedicação dos jovens estudantes e de valorização do percurso profissional, dedicado à docência, dos professores que se aposentaram durante este ano”.
Fonte:regiao-sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário