Aproveitando o mote, o Jornal Mira Online esteve à conversa com João Diogo Ramos e Pedro Ratola, as faces mais visíveis deste projeto desportivo e social cantanhedense, que começa a dar frutos.
Ambiciosos q.b., cada um na sua área – João Diogo Ramos na parte da Gestão e Pedro Ratola, na Coordenação Técnica – ambos trabalham para dar um impulso ao Ténis de Mesa ligado ao clube que os acolheu mas, também, ao Ténis de Mesa de Cantanhede e da região, pretendendo deixar uma marca no panorama desportivo e, principalmente, “dar condições aos nossos atletas para que eles possam chegar, através do SC Povoense, onde as suas capacidades e ambições permitirem”, como diz João Diogo, o porta-voz deste desejo de “crescimento sustentado” do clube para os próximos anos.
Militando atualmente na Segunda Divisão nacional, este projeto passa por “consolidar e tentar a subida à Segunda Divisão de Honra nos próximos anos mas, sem nunca descurar a aposta na formação e sem deixarmos de ter os pés bem assentes na terra sobre as nossas capacidades e limitações”. Para este gestor de profissão, “o Ténis de Mesa do SC Povoense não pensa em profissionalizar-se, mas pensa todos os dias em criar condições “profissionais”, ou seja, temos de ter, de cima para baixo, uma ambição muito maior, organizarmo-nos de uma forma tal que as coisas aconteçam de forma organizada e controlada...”
Um problema sério com que a esmagadora maioria dos clubes amadores passam é a escassez de apoio financeiro, quer seja das autarquias onde estão inseridos, quer seja dos empresários locais. “O remédio é simples” – continua João Diogo – “temos de encontrar, a cada instante, maneiras criativas que possam superar a eterna falta de verbas… algumas ideias bastante simples vão dando jeito no dia-a-dia do clube e dessa forma conseguimos ir buscar apoios de outras formas que não apenas através de dinheiro. Por outro lado, temos um orgulho imenso no nosso clube e no trabalho que tem sido desenvolvido tanto na gestão e marketing, como na parte técnica… Isso faz com que, a médio/longo prazo, o nome do clube e mesmo da cidade e região acabem por ser falados como exemplos positivos e é isso é algo que naturalmente nos orgulha e motiva!”.
Um dos momentos importantes desta estratégia, foi a presença da Seção de Ténis de Mesa do SC Povoense na Expofacic, que acabou por dar uma outra visibilidade ao trabalho que tem sido desenvolvido. Pedro Ratola e João Diogo Ramos entusiasmaram-se com o impacto desta operação de charme“Cerca de 50 jovens e menos jovens disseram “sim” à nossa proposta para que venham aqui treinar, nas instalações que temos sobre a loja do Cidadão, mesmo na entrada da cidade. O número é gratificante, mas queremos que aqueles que apareçam, sintam que estão “em boas mãos” e podem aprender a prática do Ténis de Mesa, quer de uma forma competitiva ou mesmo como lazer. Aliás, estas duas vertentes estão mesmo em separado, para que possamos trabalhá-los de forma adequada!”.
Na época passada o clube “deu-se a conhecer ao exterior”, afirma João Diogo... Mas, a partir de agora, “com a maior exigência connosco próprios, acreditamos que os frutos acabarão por acontecer de uma forma natural e ainda mais visível. Não é que não estejamos satisfeitos com os resultados que alcançámos (campeão distrital sub-21 masculino, campeões distritais de pares e mais seis vice-campeonatos), mas – como já foi dito – acreditamos piamente que a tal organização do clube nas suas várias vertentes, resultará em mais e melhores resultados!”.
Este slideshow necessita de JavaScript.
 Há, no entanto, uma premissa da qual o clube não abre mão: “Queremos, pois claro, ganhar onde entrarmos para competir porém, não a todo o custo! Esta ideia faz parte da nossa forma de ser e assim continuará… Isto tem feito com que alguns atletas – podemos dar os exemplos concretos de Nuno Antunes (TOP 100 nacional 2017/18) ou o Ricardo Antunes tenham vindo para a nossa equipa por acharem que nossa forma de estar enquadra-se na visão que eles têm do desporto. Isto é extremamente gratificante para nós!” rematou Pedro RatolaDesta forma, o clube que no próximo fim de semana iniciará a sua participação no Nacional da Segunda Divisão, nos Açores, procurará continuar a dignificar o símbolo que ostenta no peito, sem deixar de pensar no que o futuro poderá reservar-lhe.
Bem lançado parece estar... A mentalidade ganhadora e de alto nível de exigência para todos vê-se em todos os detalhes. João laranjeiro está incumbido do treino da turma do “Lazer” e a coordenar a “equipa C” do clube. Alex Portilla, um Chileno que respira Ténis de Mesa e está há muito radicado no nosso País e região passou a acumular o seu papel de jogador com o de treinador - “é uma aposta enorme e em que acreditamos muito para o nosso clube”. E o que dizer do jovem Ricardo Balteiro, com pouco mais de 20 anos de idade, que mesmo a fazer o seu mestrado em Lisboa, disponibilizou-se para estar todas as semanas em Cantanhede a dar treino e a coordenar a “equipa B”? Tudo isto mostra que os valores do clube falam bastante alto ao coração de quem por ali passa!
“É com a “prata da casa que queremos disputar, olhos nos olhos, com os adversários a permanência na Segunda Divisão; e é com a prata da casa que queremos continuar a crescer como clube, como entidade preocupada em formar atletas e cidadãos. O nosso caminho está escolhido e não abdicaremos dele: podemos, aqui e ali, fazer algumas pequenas correções que sejam necessárias, mas não mudaremos a linha-mestra deste projeto, porque acreditamos imenso nele” - dizem João Pedro Ramos e Pedro Ratola – e, podemos todos acreditar nisto. Para além dos olhares cintilantes de quem fala com o coração, quem com eles conversa percebe facilmente que existe, por outro lado, a razão que não permite, em instante algum, que os passos que se dão sejam maiores que a perna.
São jovens, apaixonados pelo Ténis de Mesa e estão dispostos, verdadeiramente, a levar longe, muito longe o nome do SC Povoense e de Cantanhede. O tempo, como tem sido agora, irá mostrar que eles tinham razão em apostar na pequena e acolhedora cidade de Cantanhede, para mostrar ao mundo que “tamanho nunca foi documento”
O Jornal Mira Online, parceiro da Seção de Ténis de Mesa do SC Povoense na área do desporto, em Cantanhede, deseja uma excelente época desportiva a todos os atletas e dirigentes convidando, também, a população cantanhedense a assistir in loco a grande final desta terça-feira, 25 de Setembro...