domingo, 28 de outubro de 2018

Bombeiros localizaram os três jovens desaparecidos no Gerês

Resultado de imagem para Bombeiros localizaram os três jovens desaparecidos no Gerês
Os bombeiros já conseguiram chegar aos três jovens que estavam desaparecidos desde o final da tarde de sábado. As vítimas foram localizadas já na parte espanhola do Parque."Já conseguimos localizar as vítimas. Estão agora a ser levados para as ambulâncias", onde vão ser observados por uma equipa do INEM, disse o comandante dos Bombeiros Voluntários de Salto, Hernâni Carvalho, no sábado à noite.
Os jovens, com idades a rondar os 25 anos, foram localizados numa zona da Serra do Gerês já do lado de Espanha. "Estão molhados e debilitados, mas não têm ferimentos", disse Hernâni Carvalho. Segundo o comandante dos Bombeiros de Salto, as temperaturas estão baixas e, com o vento, a sensação térmica deve ser de cinco a seis graus negativos na zona onde os jovens foram resgatados.
Os homens andavam de bicicleta na área das Minas das Sombras e perdera-se quando "foram surpreendidos por queda intensa de neve e pelo nevoeiro", disse, ao JN, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Montalegre, David Teixeira.
O alerta foi dado pelos três homens, cerca das 18.20 horas, através de uma chamada telefónica para os Bombeiros de Montalegre. "Disseram estar desorientados e cheios de frio, mas que não estavam feridos", notou ainda David Teixeira. Para o local referenciado, próximo da fronteira com Espanha, seguiram duas equipas das corporações de bombeiros de Montalegre e Salto.
Os jovens, acrescentou, ficaram desorientados na sequência de um forte nevão, enquanto caminhavam na reserva junto às minas de Carris.
Segundo a descrição do comandante dos Bombeiros Voluntários de Montalegre, as coordenadas fornecidas pelos jovens não estavam corretas, o que dificultou o resgate, mas já perto da meia-noite os jovens foram localizados. Sem saber onde estavam, os jovens foram mantendo contacto com os bombeiros por mensagens no WhatsApp.
Nas buscas, que tiveram a ajuda da Guardia Civil espanhola, participaram operacionais dos bombeiros de Montalegre, da corporação de Salto e uma equipa da GNR, apoiados por uma viatura de socorro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Durante a tarde de sábado a temperatura baixou para dois graus naquela região do Barroso e registou-se queda de neve. Porém, não causou qualquer transtorno. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para temperaturas próximas de zero em Trás-os-Montes na madrugada deste domingo.
JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário