quarta-feira, 31 de outubro de 2018

São Lágrimas, Senhor, São Lágrimas

Violência doméstica: é preciso dizer basta!

No mês em que se assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de Novembro), o jornalista e escritor Fernando Correia lança São Lágrimas, Senhor, São Lágrimas, um impressionante livro de histórias verídicas editado pela Guerra e Paz, Editores.

Maria Teresa e Raul, Lurdes e António, Maria da Purificação e Manuel podiam muito bem ser personagens de ficção – melhor que o fossem –, mas são pessoas bem reais, oriundas dos mais díspares estratos sociais e com níveis de habilitação literária dos mais variados. A violência não escolhe idade, estatuto, títulos ou regiões. A violência pode estar na porta ao lado, e devemos estar atentos para que possamos dizer basta.  
É, no fundo, esse o prepósito de Fernando Correia em São Lágrimas, Senhor, São Lágrimas: combater os preocupantes números da violência doméstica em Portugal.
Os últimos dados do Relatório Anual de Segurança Interna apontam para 22 599 casos reportados às forças de segurança em 2017. Crimes graves, punidos pelas leis da igualdade e da cidadania, e que devem ser denunciados.

Denunciar, alertar e responsabilizar a sociedade civil: uma nobre missão, na qual o autor contou com o apoio da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, que facultou alguns dados disponíveis na obra.

Este livro é dedicado por Fernando Correia «às vítimas de violência doméstica, quer tenham sido agredidas física ou psicologicamente», e em especial «às pessoas que tiveram a coragem de contar os casos descritos, sem medo de represálias».

A sessão de lançamento da obra São Lágrimas, Senhor, São Lágrimas acontece no próximo dia 22 de Novembro, quinta-feira, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés em Lisboa. A apresentação ficará a cargo de Rute Lima, professora no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa e presidente da Junta de Freguesia de Olivais, Lisboa.


São Lágrimas, Senhor, São Lágrimas
Fernando Correia
Não Ficção / Memórias e Testemunhos
160 páginas · 15x23 · 14,50€
Nas livrarias a 6 de Novembro
Guerra e Paz, Editores


Nenhum comentário:

Postar um comentário