terça-feira, 6 de novembro de 2018

360º- Intercalares nos EUA ou referendo a Trump?; a solução para a Web do pai da Internet; e a líder ritual que faz partos em casa sem licença

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... os EUA votam hoje as suas midterms, as eleições intercalares norte-americanas. Apesar de estar em causa o domínio do Senado, da câmara dos Representantes e da eleição de governadores em 36 estados, tudo gira em torno de Trump, que "está a transformar num referendo sobre si mesmo"

E enquanto os norte-americanos votam, a marcha de migrantes da América Central continua a andar em direcção os EUA. De forma dramática, já chegou à Cidade do México.


Por cá, a Web Summit arrancou com lotação esgotada. 

Outros detalhes da abertura:
E já temos o liveblog aberto para o que se vai seguir hoje.

Outra informação relevante 
Tancos continua a incomodar a política e os políticos nacionais. Marcelo veio ontem falar do caso por duas vezes. Primeiro em comunicado, onde garantiu não ter falado com o Diretor da Polícia Judiciária Militar sobre a operação de Tancos e desmentiu a notícia da RTP sobre a troca de informações e documentação sobre o processo. Depois ao vivo, quando afirmou que sentiu necessidade de explicar “ponto por ponto” o tema, mas, “para já” — para já, sublinhou — não quer dizer mais nada.

Já António Costa disse que a ansiedade do governo em resolver o problema, embora mais contida, não é menor que a de Marcelo. E Rui Rio rejeitou, “até ver”, qualquer envolvimento do Presidente no encobrimento da recuperação das armas roubadas.

Como se não bastasse, há mais um problema na Defesa: uma dívida de 90 milhões de euros na saúde militar, segundo o CM.

Por falar em Rui Rio, o presidente do PSD desvalorizou por completo as falsas presenças do secretário-geral do partido, José Silvano, na AssembleiaChamou-lhe uma "pequena questiúncula" e manteve a confiança no dirigente que arranjava quem lhe marcasse o ponto. Já Fernando Negrão, prefere dizer que a conduta política de cada deputado é apenas da responsabilidade de cada um e Ferro Rodrigues aguarda explicações.

Ainda Rio, que vai apoiar Manfred Weber como candidato do PPE à Comissão Europeia para substituir Jean-Claude Juncker.

Nos socialistas europeus, depois da desistência do eslovaco Maroš Šefčovič, o holandês Frans Timmermans é agora o candidato único.

O Eurogrupo juntou-se à Comissão Europeia e apelou a Itália que apresente um Orçamento revisto

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos decide hoje o caso de uma juíza que quer ser indemnizada por Portugal. É o fim de um caso que se arrasta há oito anos contra o Estado português.

A ex-PGR Joana Marques Vidal vai exercer funções, em comissão de serviço, no Tribunal ConstitucionalA decisão de nomear a nova Provedora-Geral da República foi tomada por unanimidade pelo Conselho Superior do Ministério Público.

A Coca-Cola quer que o governo mexa na taxa do açúcar. E foi ao Parlamente pedir ao PCP que aplique o imposto também a néctares e leite com chocolate e que isente as bebidas que tenham até 25 gramas de açúcar por litro. A notícia é o Público.

A polémica com a diferença de IVA nos espectáculos culturais continua a crescerA ministra estará hoje sob fogo cruzado na audição sobre o Orçamento, sobretudo por causa das touradas: de um lado o Bloco, do outro o CDS. O Público já avança alguns dados.

No Brasil, os advogados de Lula da Silva querem a anulação da condenação do antigo presidente do Brasil. Dizem que a ida de Sérgio Moro para o governo é um sinal de "parcialidade". O juiz defende-se de antigas declarações sobre nunca querer entrar na política, dizendo agora que jamais disputará cargos electivos.

Christian Daghio, o lendário lutador de Muay Thai, sete vezes campeão mundial, morreu após um Knock Out dramático

O Benfica renovou com o jovem médio João Félix, de 18 anos. A cláusula de rescisão passou a ser de 120 milhões.

Os nossos Especiais

A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "Tancos, ou o lado obscuro do regime": "Nenhuma democracia pode suportar, sem consequências, a sombra que Tancos está a projectar sobre as instituições -- polícia, exército, Governo, e agora Presidência da República. É obscuridade a mais".
  • Laurinda Alves escreve "O verde dos Açores, neste Outono vivo": "A Terceira é tudo isto e bem mais, uma de nove ilhas onde não há lixo no chão, onde todos os campos estão impecavelmente tratados e cada horta, pasto ou lameiro parece não ter uma planta fora do lugar".
  • Paulo de Almeida Sande escreve "O povo não gosta de casamentos à primeira vista?": "A seu tempo, com o recuo e a mediação de formas adequadas de filtragem dos factos, a democracia regenerar-se-á graças ao poder da Internet e do digital. O que não se fará contra as elites, ou sem elas ".

Notícias surpreendentes 
Desta vez é mesmo verdade: as Spice Girls vão voltar a reunir-se e a fazer uma digressão em 2019. Mas com uma ausência de peso: Victoria Beckham.

Sofia Vergara é a atriz mais bem paga da televisão pelo 7.º ano consecutivoO primeiro anúncio rendeu-lhe 88 euros. Agora cobra mais de 30 milhões.

O Mercadito Blog da Carlota celebra a sua 20ª. edição este fim-de-semana. E é uma boa sugestão para as primeiras compras de Natal entre mais de cem marcas que apresenta no Centro Cultural de Belém em Lisboa.

Há lugares incríveis no mundo, mas alguns não não aconselháveis a uma visitaÉ o caso destes 20


Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa terça-feira
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário