sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

360º- As suspeitas e as acusações da votação no Montepio; 6 perguntas e respostas sobre a greve nos comboios; e a guerra de ética entre César e Negrão

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... as suspeitas e as acusações sobre a votação para a presidência do Montepio acumularam-se, repetiram-se e não pararam de ser denunciadas. No processo que hoje termina, há milhares de votos em circuitos obscuros, listas que não podem fiscalizar o processo, e o terreno parece inclinado para quem já lá está: Tomás Correia. O levantamento das muitas possíveis irregularidades é do Edgar Caetano e do Nuno Vinha.
Não sei se já foi apanhado pela greve dos comboios desta sexta-feira. Mas a paralisação de EMEF, Infraestruturas de Portugal e CP, sem serviços mínimos ou alternativos, vai provocar "fortes perturbações na circulação". Temos seis respostas para perceber o que fazer e o porquê deste protesto. E saiba que há também uma app que o avisa dos comboios suprimidos ou atrasados. Até às 6h00 apenas tinha havido 26 ligações ferroviárias em todo o país.

A Torre Eiffel, as lojas e os museus (incluindo o Louvre) de Paris vão fechar sábado por causa dos protestos dos 'coletes amarelos'. Há cinco jogos do campeonato adiados, carros blindados nas ruas e muita, mas mesmo muita, segurança, para não se repetirem os problemas e o vandalismo do último fim-de-semana. Macron falará aos franceses só depois da manifestação "porque não deseja colocar óleo no fogo".

Na Alemanha, a União Democrata Cristã (CDU) escolhe esta sexta-feira, em Hamburgo, o sucessor de Angela Merkel para liderar o partidoHá três candidatos de um total de 12 que se destacam para substituir a chanceler em 2021.

E já há data para as legislativas em PortugalMarcelo confirmou as eleições para 6 de Outubro. Na Madeira vota-se a 22 de setembro. E as Europeias, como já se sabia, são a 26 de maio.

Outra informação relevante 
A deputada que votou por Feliciano Barreiras Duarte no OE demitiu-se de todos os cargos no ParlamentoMercês Borges deixa de ser presidente da comissão de inquérito às rendas excessivas no setor energético e coordenadora do PSD na comissão de Trabalho, mas... mantém-se como deputada.



E-mails de António Mexia e Manso Neto indiciam acesso a informação privilegiada do governo. O conteúdo da correspondência que finalmente os procuradores puderam ler, revela que os responsáveis da EDP terão tido conhecido antecipadamente diplomas legislativos de Manuel Pinho, segundo noticiam a Visão e a SIC.

Os guardas prisionais prolongaram a greve até à véspera de Natal. A paralisação em curso termina dia 13, a seguinte vai de 14 a 18 e a agora anunciada começa a 29 e só termina a 23. Ontem ficaram toda a noite em vigília em frente à Presidência da República para exigir a renovação do estatuto da carreira.

Noutras greves, a dos dos enfermeiros já fez cancelar mais de 5.000 cirurgiasSó no Hospital de Santa Maria foram 456, entre elas todas as pediátricas: há duas semanas que nenhuma criança é operada, segundo, Carlos Martins, o presidente do Conselho de Administração, em declarações à TSF.

Em Fafe, árbitros foram ameaçados e emboscados por jogadores e pais de um clube de junioresÉ o 12.º caso conhecido de violência contra árbitros desde o início desta época, conta o JN.

O governo quer criar uma megabase de dados dos funcionários públicos. Os dados serão organizados através de pseudónimos, serão muito mais detalhados e o objetivo é saber (finalmente!) quantos trabalhadores o Estado tem e quanto ganham, escreve o Jornal de Negócios.

A OCDE defende que Portugal deveria apostar na reforma antecipada de professores sem penalizaçõespara garantir uma nova geração pronta a entrar nas escolas. O relatório da organização sugere ainda que o número de alunos com necessidades educativas especiais pode estar a ser manipulado para "tirar vantagem" de regras que obrigam à redução da dimensão de turmas. E defende que a municipalização das escolas poderia ir mais longe.

Ainda a OCDE, que revelou quais são os países onde se pagam mais e menos impostos de acordo com o PIBPortugal aparece acima da média.

Continuam a chegar alertas sobre as contas nacionais. O comissário europeu Pierre Moscovici disse que Portugal deveria “ir um pouco mais além” nas metas no Orçamento. António Costa respondeu que não defende o Tratado Orçamental porque "impõe regras arbitrárias”.

Geólogos portugueses descobriram turquesas na serra da Argemela. É o quarto lugar em Portugal onde se encontram estas pedras preciosas. Os habitantes temem contudo os efeitos da exploração mineira, contou uma reportagem da SIC.

Há 65 novos hotéis prontos a abrir em Portugal em 2019, 23 são em Lisboa. E espera-se que as receitas turísticas atinjam este ano um novo recorde de cerca de 17 mil milhões, mantendo-se como a galinha dos ovos de ouro. A notícia é do DN

Mais um comerciante português foi assassinado na VenezuelaÉ o segundo só esta semana.

A Espanha comemorou os seus 40 anos de Constituição. Entre os tiros no parlamento, o terrorismo e o independentismo, o João de Almeida Dias explica como se aguentou esta Constituição tanto tempo e perante tantos desafios — abanando, mas não caindo. (não tem nada a ver, mas o guarda-roupa da rainha Letizia foi muito comentado nas comemorações).

Parfait Onanga-Anyanga, responsável da ONU pela República Centro Africana, admite que o conflito se arraste por mais dez anos. Em entrevista, diz que "ter mais homens no terreno "faria a diferença": "Seríamos uns sortudos".

Os nossos Especiais

A forma como os 'coletes amarelos' estão a abalar a França, as eleições na Andaluzia provocaram um terramoto político e o Brexit se transformou num cavalo louco foram os temas do Conversas à Quinta. José Manuel Fernandes debateu com Jaime Game e Jaime Nogueira Pinto como a política tem de ser capaz de se reencontrar com os cidadãos.


A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "Quando os muros caem, caem para os dois lados": "A questão levantada pelas eleições na Andaluzia é esta: por que razão deveríamos admitir que compete aos fãs do chavismo e do estalinismo julgar os méritos democráticos dos outros actores políticos?".
  • Jorge Barreto Xavier escreve "O Parlamento": Se os partidos são co-responsáveis por este tipo de comportamentos, nós, eleitores, também somos co-responsáveis, pela ausência de um escrutínio e de um pedir de contas mais rigoroso face aos eleitos.
  • Teresa Espassandim escreve "Porque os Vascos… esses são felizes!": "Há dias, quando revisitava o clássico “A Canção de Lisboa”, não pude deixar de me lembrar do Pedro [nome fictício] e da sua triste história. Da ficção à realidade nem sempre vai uma grande distância".

Notícias surpreendentes 
“Vice” lidera as nomeações para os Globos de Ouro. O filme realizado por Adam McKay, com Christian Bale no papel principal, está indicado em seis categorias. Na televisão, é a 2ª temporada de "American Crime Story, o Assassinato de Gianni Versace", que se destaca.

Três dias depois de ser anunciado, o ator e comediante Kevin Hart desistiu de apresentar a cerimónia dos Óscares de 2019. Em causa várias criticas da comunidade LGBT sobre declarações suas no passado. Hart aproveitou para pedir desculpa.

Paleontólogos portugueses descobriram o mais antigo crocodilo fóssil do mundo numa pedreira em Tentúgal. E perceberam que esses animais são 20 milhões de anos mais antigos do que se julgava.

Nova Iorque recebeu o jantar do ano com os 3 chefs dos 3 melhores restaurantes do mundo. O Diogo Lopes esteve nesta gala de beneficiência que acabou com uma toalha salpicada de molhos a ser leiloada por 6200 euros.

Provavelmente só este fim-de-semana vai começar nas compras de Natal. Pois damos-lhe uma ajuda. Temos 101 sugestões de presentes para crianças dos 5 aos 250 euros.

Quatro histórias, quatro mulheres poderosasEis as primeiras imagens do famoso calendário Pirelli para 2019.

Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa sexta-feira e bom fim-de-semana
(E olhe que esta vai ser a cor de 2019: escolha da Pantone)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário