sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

ESTARREJA | Unidade de Saúde Familiar Águas do Gonde pronta para receber os 10.700 utentes



Após as obras de beneficiação e de requalificação - com um investimento de 40 mil euros assumidas pelo Município de Estarreja -, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Águas do Gonde, em Avanca, abre portas e já está preparada para servir 10.700 utentes. Sedeada na Unidade de Saúde de Avanca, a nova USF tem também um polo assistencial em Pardilhó.

Formada por uma equipa de 19 profissionais, 7 médicos, 7 enfermeiros e 5 assistentes técnicos, as obras na USF Águas do Gonde, no valor global de 40.000,00€ através de contrato de empreitada no valor de 30.000,00€, (em conformidade com a solicitação do ACES Baixo Vouga), teve por objeto a intervenção na envolvente exterior e interior do edifício para resolução de infiltrações de águas pluviais e outras patologias associadas, a alteração da compartimentação do interior do edifício para fazer as necessárias adaptações para possibilitar um acréscimo de funções e ainda intervenções ao nível da climatização do edifício.

Assim, os utentes desta Unidade de Saúde podem usufruir de cuidados de saúde personalizados desde de consultas programadas, atendimento de situações de doença aguda em todo o horário de funcionamento, cuidados de enfermagem a cuidados domiciliários.

No dia da inauguração, dia 17, o vice-presidente da Câmara Municipal, Adolfo Vidal, afirmou que “só por via desta intervenção é possível desde já a passagem da extensão de saúde de Avanca a USF, e que este é o primeiro passo do objetivo maior de requalificação total do espaço, intervenção que a câmara já se disponibilizou em assumir a sua quota parte no respetivo encargo financeiro, estando já em fase final a elaboração do respetivo projeto de execução”.

Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal, também marcou presença na iniciativa, garantiu que “ esta equipa coesa pode continuar a contar com o apoio da autarquia para que os cuidados de saúde primária sejam uma referência para Avanca e para o concelho”.

De relembrar que durante o período em que decorreram as obras, os utentes da Unidade de Saúde de Avanca, usufruíram de transporte gratuito até ao Centro de Saúde de Estarreja, assegurado pela Câmara Municipal de Estarreja, bem como na fase preparatória da intervenção, os transportes dos equipamentos entre a Unidade de Saúde de Avanca até às instalações do ACeS Baixo Vouga em Aveiro, foram igualmente assegurados pela autarquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário