quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Programa diversificado assinala Natal no concelho de Cantanhede



Em Cantanhede, o ambiente natalício acentua-se com o desenvolvimento do programa de animação organizado pela Câmara Municipal, no âmbito de uma parceria com a Associação Empresarial de Cantanhede, e que inclui a participação de várias entidades. Os adereços alusivos à quadra criam o contexto, com destaque para a árvore de Natal de grandes proporções junto ao edifício dos Paços do Concelho e outros elementos de iluminação em outras zonas, sendo a Praça Marquês de Marialva o local de convergência para a movimentação que a cidade regista nesta altura. 

Além do habitual carrossel que proporciona às crianças viagens gratuitas e que constitui um fator de atratividade para as famílias e um fator de dinamização do comércio, a novidade deste ano é uma tenda onde, até 23 de dezembro, das 15h00 às 19h30, decorre o Mercadinho de Natal com venda de produtos agrícolas e artesanato, entre outros artigos. Nesse espaço realizam-se também diversas atividades orientadas para crianças e outros públicos designadamente pinturas faciais, sessões de leitura de contos, projeções de filmes de Natal, bem como ateliês decorativos, de arranjos florais e de doces e bolachinhas de Natal, entre outros. Ainda na tenda, depois do Tiroliro - Grupo de Cavaquinhos da Aposénior, do Cata-Sonhos, e da Tuna dos Serviços Sociais do Município de Cantanhede, em 21 de dezembro a animação centra-se no acender da fogueira de Natal, às 19h00, momento que será assinalado com interpretação de cantares natalícios por grupos folclóricos. Ainda nesse dia, a partir das 20h00, a Academia CantanhedeGym apresenta no Pavilhão Multiusos de Febres o Sarau de Natal “The Greatest Showman”. 

Na noite de 22, sábado, às 21h00, tem lugar na Igreja Paroquial de S. Caetano o Concerto de Natal organizado pelo Coral Caetanense, no qual participam ainda o Coro Infantojuvenil de S. Caetano e do Grupo Coral da Portela (Lisboa). Antes disso, entre as 15h00 e as 19h00, em Cantanhede, o Agrupamento 382 de Cantanhede do Corpo Nacional de Escutas dará forma a um Presépio Vivo na Praça Marquês de Marialva. Ainda no sábado, inicia-se a ronda de mais de 50 espetáculos a realizar na Praça Marquês de Marialva, Largo de S. João, Largo Pedro Teixeira, Avenida do Brasil, Largo do Romal, Largo Cândido dos Reis, Largo de S. Mateus e Largo de D. João Crisóstomo. Das 10h00 às 17h00, atuarão o Cantemus – Coro Juvenil do Município, Tuna dos Serviços Sociais, Phylarmonica Ançanense, Filarmónica de Covões, Ganda Tuna da Tocha, Gaiteiros Rainha Santa, ½ Tuna da Pocariça, Filarmónica Marialva de Cantanhede e Dar Música à Terapia (Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede). No domingo, 23 de dezembro, será a vez de atuarem em vários locais de Cantanhede o Orfeão Vox Caeli de Cantanhede, o Coral Caetanense, a Banda Filarmónica da Pocariça, o Coro Infantojuvenil de S. Caetano e a Tuna “Os Malmequeres” das Franciscas. 

Também no domingo, no auditório da Filarmónica de Covões, às 15h30, haverá um Concerto de Natal inserido nas Comemorações do 150.º aniversário da instituição e no Centro Cultural de Portunhos, às 17h00, atuarão o Grupo Vocal Ançãble e o Canticus Camerae. 

Depois do Natal, a animação da quadra prossegue nos dias 28 e 29 de dezembro com a campanha Abra o seu Coração e Faça uma Criança Feliz, iniciativa da Associação Filarmónica Marialva de Cantanhede dirigida aos mais novos e que conta com o apoio do Município de Cantanhede. Caça ao tesouro, pinturas faciais, leitura de contos e projeção de filmes são algumas das ações a desenvolver no Museu da Pedra, enquanto para o Pavilhão Marialvas estão agendadas atividades com insufláveis, entre outras. 

A 29 de dezembro, às 21h30 horas, no Salão dos Bombeiros Voluntários realiza-se o Concerto Natal Solidário da Filarmónica Marialva de Cantanhede, espetáculo que conta com a participação do Coral Caetanense e cuja receita reverte para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede. 

No dia seguinte, às 16h00, decorrerá um espetáculo solidário, organizado pelo é o Orfeão Vox Caeli de Cantanhede que sobe ao palco do salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede para realizar um espetáculo solidário tendo em vista a recolha de fundos para a Bárbara, uma menina que sofre de paralesia cerebral. 

Finalmente, em 31 de dezembro, pelas 20h00, na greja Matriz de Ançã, depois da missa, a Phylarmonica Ançanense realiza um momento de agradecimento (Te Deum). 

O programa detalhado da animação de Natal no concelho de Cantanhede pode ser consultado em

Nenhum comentário:

Postar um comentário