sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Cinco pessoas da mesma família morrem em descarga atmosférica em Moçambique

Cinco pessoas da mesma família morreram na quinta-feira, na província da Zambézia, vítimas de uma descarga atmosférica, informou hoje o comandante da Polícia da República de Moçambique no distrito de Maganja da Costa, Vasco Mariano.

O incidente, precisou o responsável, ocorreu durante a noite, quando a família - casal e três filhos - dormia.
A família vivia no povoado de Massupa, na província da Zambézia, centro de Moçambique.
"Na Maganja da Costa caiu muita chuva na quinta-feira, acompanhada de trovoadas e ventos fortes", explicou Vasco Mariano, citado hoje pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).
Desde outubro, as autoridades moçambicanas registaram pelo menos 12 mortos no centro e norte do país de devido ao mau tempo, segundo o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).
No total, durante a época chuvosa em Moçambique, cerca de 543 casas foram parcialmente destruídas, afetando cerca de 2.000 pessoas.
Entre outubro e abril, Moçambique é ciclicamente atingido por cheias, fenómeno justificado pela sua localização geográfica, sujeita à passagem de tempestades e, ao mesmo tempo, a jusante da maioria das bacias hidrográficas da África Austral.
Paradoxalmente, o sul do país é igualmente afetado por secas prolongadas durante este período.
O Governo moçambicano vai desembolsar 206 milhões de meticais (2,9 milhões de euros) para o plano de contingência da época chuvosa 2018/2019.
Na última época chuvosa, pelo menos 61 pessoas morreram devido às calamidades em Moçambique e outras 152.246 foram afetadas, sendo as províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula e Zambézia as mais afetadas, segundo dados oficiais.
RTPNOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário