domingo, 3 de fevereiro de 2019

Saúde oral no Algarve

Consultas em todos os centros de saúde até final de 2019.
O número de consultas de saúde oral nos centros de saúde do Algarve quase triplicou no espaço de um ano, passando de 2190 consultas em 2017 para 5853 consultas em 2018. Atualmente existem cinco gabinetes de saúde oral na região, mas o objetivo é alargar a todos concelhos até ao final de 2019, anunciou o Presidente da Administração Regional da Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado, no decorrer da visita da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, no dia 15 de janeiro, às consultas de saúde oral dos centros de saúde de Lagos e Loulé.
«Neste momento temos cinco consultas de saúde oral em funcionamento. Estas de Lagos e Loulé foram as últimas que entraram em funcionamento em setembro de 2018. Durante o primeiro trimestre de 2019 contamos abrir em Vila Real de António e queremos ter, até ao final deste ano, pelo menos uma cadeira dentista em todos os concelhos da região», assegurou o Presidente da ARS Algarve. Sublinhou, ainda, que no âmbito do programa «Saúde Oral para Todos», «estamos a pedir a colaboração das câmaras municipais, através de protocolos, para nos darem o apoio financeiro para aquisição de parte do equipamento necessário no arranque inicial do projeto, sendo os custos com obras, equipamentos, consumíveis e pessoal da responsabilidade da ARS Algarve».
A Secretária de Estado da Saúde destacou a importância do Programa Saúde Oral para Todos, porque aposta na prevenção e responde às necessidades das pessoas. «O conceito de saúde mudou muito nos últimos tempos, deixou de ser ausência de doença e passou a ser o bem-estar físico, mental e social e é nesse conceito que entra a saúde oral. Com a colocação de cadeiras de dentistas nos centros de saúde tornamos o mais fácil o acesso aos cuidados de medicina dentária», frisou acrescentando que «é com extrema satisfação que eu vejo que a população está satisfeita, que consegue recorrer a estes cuidados. Encontramos muitas pessoas que nunca na vida tiveram cuidados de medicina dentária».
No decorrer da visita, a Secretária de Estado da Saúde teve a oportunidade de ficar a conhecer os gabinetes de saúde oral e as equipas de profissionais das diversas unidades dos Centros de Saúde de Lagos e Loulé. Raquel Duarte visitou, também, os serviços de urgência e de cuidados intensivos da unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.
_____________________
Joaquim Carlos da ADASCA volta à Vagos FM para nos falar sobre a importância de dar sangue.
Se se questiona se deve dar sangue, escute a edição de hoje do "Dar Sangue é Dar Vida". Uma rubrica da responsabilidade da ADASCA. Todas as 3ªs feiras na Vagos FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário