domingo, 3 de fevereiro de 2019

Intervenção pioneira em Portugal

Hospital de Guimarães realiza implante de endoprótese expansível por balão.
Uma equipa do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães realizou o primeiro implante de endoprótese expansível por balão em Portugal. Deste implante resultou o tratamento, com sucesso, de aneurisma complexo aorto-íliaco do doente, prevenindo a sua rotura e preservando a circulação pélvica.
Esta endoprótese é indicada para o tratamento da doença oclusiva aterosclerótica, um tipo de doença arterial periférica que afeta as artérias ilío-femoro-poplíteas que fornecem sangue à parte distal do corpo. Também é indicada para procedimentos de prolongamento para aneurisma ilíaco e ainda para tratamento de aneurismas da aorta abdominal.
A este propósito, o Diretor do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital de Guimarães, Amílcar Mesquita, refere que «a endoprótese em causa é uma combinação única que nos permite tratar uma boa parte dos doentes com anatomias complexas. A flexibilidade da endoprótese e a sua precisão são uma mais valia para tratarmos estas doenças, sendo uma boa alternativa para obtermos resultados positivos a longo prazo».
Joana Ferreira, médica do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital de Guimarães, que tem a seu cargo o acompanhamento do doente intervencionado, salienta que «esta endoprótese permitirá melhorar a qualidade de vida do doente. Ficamos satisfeitos que as expectativas de resultados de tratamento dos nossos doentes sejam atingidas com estes procedimentos altamente diferenciados e especializados. Temos uma equipa em Guimarães que está permanentemente atenta às novas técnicas de tratamento que possam efetivamente melhorar os resultados clínicos nos nossos doentes».
O Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital de Guimarães tem uma equipa composta por 5 médicos e no ano de 2018 fez 651 cirurgias, convencionais e de ambulatório, 4607 consultas externas, tratou 253 doentes em regime de internamento e ainda realizou 662 sessões de hospital de dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário