quinta-feira, 4 de abril de 2019

Anadia recorda escola dos nossos pais e avós

Resultado de imagem para Anadia recorda escola dos nossos pais e avós
Uma sala de aula do antigo ensino primário acaba de ser recriada pelo Município de Anadia nas instalações do Centro Escolar de Paredes do Bairro, tendo a presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, feito, no passado dia 26 de Março, a apresentação do novo núcleo museológico à comunidade escolar e demais convidados.
No novo espaço, direcionado para a comunidade escolar, os alunos podem ficar a conhecer as principais características do espaço de aula do ensino primário, no período entre a Primeira República e o 25 de abril de 1974, com especial incidência nos aspetos programáticos do Estado Novo.
A redução e a modernização do parque escolar do concelho de Anadia permitiram ao município a recolha de algum espólio daquele período, ao qual vem sendo associado outro fruto de doações. Para além de mobiliário, como carteiras, secretária, cadeiras, armários e quadro de lousa negra, encontram-se expostos diversos materiais escolares réguas, canetas de aparo, tinteiros, lousas, manuais e cadernos, mapas, globo terrestre, e caixa de sólidos e de medidas, entre outros. Na parede, não faltam também o crucifixo e os retratos do presidente da república e do presidente do conselho de ministros.
O objetivo agora é que os alunos das escolas visitem este pequeno espaço museológico, a fim de descobrirem as condições das salas de aula naquele período, podendo estabelecer uma comparação com aquelas que lhes são proporcionadas. O projeto foi realizado pelos técnicos da autarquia, e contemplou trabalhos de pesquisa e de restauro.
Na sessão de apresentação, Albano Jorge “vestiu a pele” de um professor do tempo do Estado Novo, e fez uma breve recriação histórica, onde pôs em destaque alguns aspetos do quotidiano escolar de então, como, por exemplo, o início da aula cantando o hino nacional.
A presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, sublinhou a importância deste tipo de projetos no sentido de levar o passado às gerações futuras, através da sua recriação. Por outro lado, lembrou que esta é uma sala em construção, disponível para receber contributos e espólio que a possa complementar e tornar mais rica a memória criada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário