quarta-feira, 29 de maio de 2019

Exercício CASCADE19 _ CONFERÊNCIA DE IMPRENSA - 30 de maio - 11h


No âmbito do Exercício Europeu de Proteção Civil CASCADE’19, vai realizar-se amanhã, 5.ª feira, dia 30 de maio, pelas 10h00, o VIP DAY, inserido no contexto do acolhimento às entidades participantes, onde se inclui uma deslocação ao Posto de Comando Nacional (PCNac), núcleo central de toda a coordenação e operacionalização dos meios envolvidos, instalado na Base Aérea nº1 (BA nº1) de Sintra, com o seguinte programa:

Programa

10:00 – Chegada BA nº1 de Sintra – Briefing do Exercício
10:30 – Visita ao Posto de Comando Nacional
11:00 – Conferência de Imprensa
11:30 – Visita ao Teatro de Operações - Cenário de Belas

Integram esta comitiva o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Mourato Nunes, o Chefe de Unidade Adjunto de Proteção Civil da Direção‑Geral da Ajuda Humanitária e Proteção Civil (ECHO) da Comissão Europeia, Stephen Curzon, e delegados dos países parceiros, Espanha, Bélgica, França, Alemanha e Croácia. Acompanham ainda a visita, altos dirigentes das várias entidades que participam diretamente na execução do CASCADE’19.

O CASCADE´19 decorre em Portugal entre 28 de maio e 1 de junho de 2019, é organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, sendo cofinanciado pela Comissão Europeia no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

No exercício participam equipas da Comissão Europeia, Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia, mobilizando no total mais de 3 mil participantes, estrangeiros e portugueses. Visa testar e treinar a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata (sismo, cheias, acidente químico, rutura de barragem e poluição marítima) em território nacional. Trata-se de um LIVEX (Live Exercise) com mais de 60 diferentes cenários, nos distritos de Lisboa, Aveiro, Évora e Setúbal.

Destacamos a realização da Conferência de Imprensa prevista para as 11 horas, no PCNac - Base Aérea nº1 de Sintra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário