quinta-feira, 4 de julho de 2019

Caldas da Rainha | CRIADO BANCO DE BENS DOADOS NAS CALDAS

Município, juntas de freguesia e Misericórdia assinam protocolo de adesão à Rede Dar e Receber

É um projecto que aproxima quem quer dar de quem precisa de receber, através de uma plataforma que liga autarquias, instituições sociais, empresas e particulares. É uma nova perspectiva sobre os apoios sociais e a participação cívica, e que não esquece a questão ambiental.

O protocolo que cria um banco de bens doados da Rede Dar e Receber (projecto da Entreajuda - Associação para o Apoio a Instituições de Solidariedade Social) nas Caldas foi, esta manhã, assinado pelos responsáveis das diversas instituições envolvidas.

Entrajuda, Município das Caldas da Rainha; União de Freguesias de Nª Srª do Pópulo, Coto e S. Gregório; União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, União de freguesias de Tornada e Salir do Porto e Santa Casa da Misericórdia vão unir esforços, competências e experiências numa estrutura que, por um lado, vai servir as IPSS’S do concelho e, por outro, pessoas que se encontrem em maior risco de exclusão.

“Esta é uma rede que potencia o que já existe no terreno”, disse Isabel Jonet, presidente da Associação ‘Entrajuda’ e da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Este espaço vai permitir o acesso a bens não alimentares e diferentes dos habitualmente distribuídos, tais como: produtos de higiene, produtos de limpeza, material escolar, artigos de puericultura, brinquedos, electrodomésticos, etc; reduzindo o tempo de resposta a necessidades identificadas em agregados familiares que vivenciem carência económica.

Acresce a perspectiva da sustentabilidade ambiental ao promover a recuperação e reutilização de bens com utilidade social, dando-lhes uma nova vida.

Esta estrutura vai permitir que “mais pessoas possam beneficiar”, fez notar o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira. Atento às novas realidades sociais que vão surgindo decorrentes do aumento das famílias monoparentais, envelhecimento da população e baixos rendimentos, o autarca considera que a “solidariedade e partilha de recursos entre instituições é decisiva”.

Numa óptica de gestão destes espaços foi criada uma plataforma online ( www.darereceber.pt) que permite:

- a uma pessoa, entidade ou empresa, disponibilizar bens ou equipamentos;
- a uma pessoa ou entidade, solicitar bens ou equipamentos;

- gerir espaços “Dar e Receber”, através da gestão de stock, gestão da população assistida, consulta e partilha de sotcks dos vários espaços.

No âmbito da Rede Social das Caldas da Rainha, será o Centro de Recursos da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha a operacionalizar o projecto, tendo em conta a experiência já existente com a Loja Social.
O espaço será “ alimentado”, pelo Banco de Bens Doados e Banco de Equipamentos da Entreajuda e através da angariação de bens e equipamentos doados por particulares, empresas ou outras entidades.

Entre as várias obrigações dos intervenientes no protocolo, hoje assinado, cabe ao Município, entre outras, assegurar os meios de recolha e distribuição dos bens e equipamentos; dinamizar iniciativas de aproveitamento de produtos, sobretudo junto da sociedade civil, promovendo a Rede como primeiro destino de bens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário