terça-feira, 22 de outubro de 2019

Algarve | Lagos e o futuro do empreendedorismo

Por onde passará o futuro do empreendedorismo? A resposta a esta questão foi debatida durante a segunda edição do Lagos Start On to Start Up – meeting de empreendedorismo que reuniu empresários, empreendedores, jovens e stakeholders e que teve como objetivo estimular a atividade empresarial no concelho.
Durante três dias, o município de Lagos entregou-se à reflexão sobre este universo, procurando, em conjunto com todos estes players, perceber quais os melhores caminhos para empreender e inovar nos vários setores económicos, particularmente no do turismo. Estudar a relação entre universidades, escolas e empresas e, ainda, compreender como fazer a angariação de capital inicial para ideias de negócio foram outros dos grandes eixos explorados no programa.
Para Hugo Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Lagos, é necessário alargar horizontes, pensar a 360º e tomar consciência que o futuro do empreendedorismo depende de cada um de nós. “O empreendedorismo enfrenta todo um conjunto de novos desafios, a começar, desde logo, pela sustentabilidade, o que faz com que seja inevitável apostar-se em novas vertentes, nomeadamente no socialmente sustentável”, acrescenta.
O autarca considera que “é crucial que Lagos aposte num empreendedorismo que pense o conflito entre tecnologia, emprego e modos de produção, num verdadeiro empreendedorismo de causas, assim como é urgente enveredar-se por um caminho que abra espaço ao aparecimento de apostas sustentáveis no agroalimentar, no mar, na saúde, nas tecnologias ou no turismo”.
“Os territórios têm, hoje e mais do que nunca, de estar abertos à criatividade e à inovação, pois só dessa forma conseguirão tornar-se atrativos”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário