terça-feira, 15 de outubro de 2019

Proença-a-Nova | Município combate a praga da vespa asiática no concelho



O Município de Proença-a-Nova, através de diversos alertas lançados pela população, detetou e destruiu no concelho 30 ninhos de vespa velutina nigrithorax, vulgarmente conhecida por vespa asiática, dos quais 95% eram ninhos definitivos. De salientar ainda que também foram destruídos cerca de 50 ninhos de vespa europeia (vespa crabro). 

Os efeitos da presença destas duas espécies manifestam-se em várias vertentes, nomeadamente na apicultura. No caso da vespa asiática, não sendo mais agressiva que a espécie europeia, reage de modo bastante agressivo quando sente os ninhos ameaçados, incluindo perseguições até algumas centenas de metros. 

O Centro Ciência Viva da Floresta receberá uma sessão de esclarecimento no próximo dia 25 de outubro, às 18h30, que ajudará a conhecer mais sobre esta espécie, como a identificar, quais as ameaças para a apicultura e para sociedade e quais as medidas de controlo. A sessão é aberta a todos os interessados, sendo a inscrição gratuita, a formalizar junto do Centro Ciência Viva da Floresta: presencialmente, por telefone (274 670 220), pelo e-mail info@floresta.cienciaviva.pt ou na página www.ccvfloresta.com. 

Em caso de deteção ou suspeita da existência de ninhos de vespa asiática deverá contatar de imediato o Gabinete de Proteção Civil do Município que dará seguimento ao processo. Também pode fazer um dos seguintes passos: preencher o formulário online disponível no portal www.sosvespa.pt ou contatar a linha SOS AMBIENTE (808 200 520). Neste caso o observador será informado do procedimento a seguir para a efetiva comunicação da suspeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário