terça-feira, 15 de outubro de 2019

Torres Vedras | ACORDEÕES DO MUNDO JUNTA ACORDEONISTAS INTERNACIONAIS EM TORRES VEDRAS

Acordeões do Mundo - Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras vai reunir acordeonistas locais, nacionais e internacionais de 26 de outubro a 11 de novembro. O festival conta com grandes concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras, mas também com as tradicionais Merendas do Acordeão, que irão circular pelo território do Concelho.
João Barradas e Vítor Ruas são a dupla portuguesa que começa por subir ao Teatro-Cine de Torres Vedras, para apresentar o espetáculo Diálogo no dia 1 de novembro, sexta-feira, às 21h30. Um "diálogo" que se assume como uma viagem idiomática, um painel de linguagens entre os tutti.
Da Argentina chega Melingo, para um concerto no dia 2, sábado, às 21h30. O músico argentino apresenta-se de novo em Portugal, em quinteto e com novo repertório e, claro, com as suas músicas mais conhecidas.
Janusz Prusinowski Trio: Harmonia Polska vem da Polónia para atuar no dia 8, sexta-feira, às 21h30. Janusz Prusinowski, músico, cantor, compilador de música tradicional e fundador de uma casa de espetáculos em Lublin (na Polónia) e a sua equipa foram essenciais para o renascimento da música popular polaca ao longo dos últimos anos. Consigo trazem harmonia polska, um tipo de acordeão fabricado em pequenas oficinas da Polónia, personalizado ao gosto do cliente.
Para encerrar os concertos e celebrar os 30 anos do grupo, os Danças Ocultas chegam a Torres Vedras no dia 9, sábado, às 21h30. A formação está entre os representantes mais inovadores da música contemporânea portuguesa, tendo vindo a progredir no universo da música mundo através de um conceito entre o tradicional e o contemporâneo, com apenas quatro acordeões diatónicos.
O Teatro-Cine de Torres Vedras será, ainda, palco de um Baile do Acordeão que está a cargo de Cochayuyo, formação oriunda de Itália e França. Laurent Geoffroy (concertina, accordina e voz) e Elena Valsecchi (concertina e voz) dão forma a este duo, que promete deixar a sala a dançar.



Ritmos em movimento

Além do programa de concertos em sala, o Acordeões do Mundo apresenta as já habituais Merendas do Acordeão, que farão acordeonistas locais circular pelos espaços de convívio mais comuns da cidade e do concelho de Torres Vedras. Gente de todas as idades reúne-se, ao final do dia, em cafés, bares, tascas, restaurantes e hotéis, para ouvir tocadores tradicionais, enquanto prova vinho, queijo e doces tradicionais.
Ao todo, serão 19 acordeonistas a título individual e dois núcleos coletivos que irão passar por Torres Vedras, Santa Cruz, Turcifal, Porto Novo e Runa. As Merendas do Acordeão têm entrada gratuita.
Os bilhetes para os concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras têm o custo de cinco euros, enquanto o passe para os quatro concertos custam 15 euros. Poderá ser obtido desconto de 50% através dos cartões Jovem e Sénior. Os bilhetes podem ser adquiridos na Bilheteira Online, nos postos de turismo de Torres Vedras e Santa Cruz, no Museu Municipal Leonel Trindade, na FNAC, nos CTT e na Worten. Em dias de espetáculo, podem ser adquiridos a partir das 18h00 no Teatro-Cine de Torres Vedras.
O Acordeões do Mundo - Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e integra o programa das Festas da Cidade de Torres Vedras. Patrocinador: Arena Shopping. Água oficial: Vimeiro. Apoio técnico: Biotrab. Apoio: Oeste Portugal e Green Destinations.

Nenhum comentário:

Postar um comentário