quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Cruz Vermelha de Coimbra implementa programa inovador para crianças afetadas por Catástrofes em várias escolas da região Centro

Depois do sucesso em várias escolas da região Centro, está a ser implementado em Oliveira do Hospital o projeto Fénix inserido na Coordenação Nacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), com sede em Coimbra. Este programa pretende dar resposta no âmbito da saúde mental e psicossocial associada a catástrofes, em particular às pessoas e famílias atingidas pelos incêndios de 2017.

O Coordenador do programa Fénix da Delegação de Coimbra da CVP, Gonçalo Órfão explica que na prática o projeto Fénix promove competências para gestão de emoções em situações de catástrofe futuras, e normaliza os sintomas decorrentes da exposição a situações de exceção.

Entre as principais ações dinamizadas a equipa destaca o apoio às Equipas de Saúde Mental Comunitária e a implementação de um programa de Resiliência para crianças em contexto escolar. Acrescenta que “temos particular atenção aos casos de crianças uma vez que em cenários de crise e catástrofe ficam particularmente em risco e dependentes do cuidado dos adultos”.

O projeto teve início no presente ano letivo 2019/2020 e envolveu até ao momento o Agrupamento de Escolas de Arganil e Oliveira do Hospital, mas até ao final do programa, em Março de 2020, farão ainda parte os Agrupamentos de Escolas de Tábua, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra e Pedrogão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário