O Núcleo de Proteção Ambiental de Santa Maria da Feira, em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, nesta quinta-feira, 28 de Novembro identificou a origem de descargas ilegais de águas residuais industriais diretamente para o solo, no concelho de Santa Maria da Feira.
Derivado à várias denúncias relativas a descargas poluentes, quer no solo quer na rede pública de águas pluviais, os militares da GNR efetuaram diligências que permitiram identificar os locais das rejeições e, por conseguinte, as empresas produtoras de águas residuais industriais.
As empresas foram alvo de uma fiscalização, que permitiu apurar que as descargas ilícitas eram realizadas de forma recorrente, tendo sido elaborados os respetivos autos de contraordenação, cuja coima pode atingir os 24 mil euros.
A Guarda Nacional Republicana disponibiliza a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) com um funcionamento permanente, constituindo-se como uma ferramenta de sucesso ao serviço do cidadão, quer na denúncia das infrações ambientais ou no esclarecimento de dúvidas ambientais.