sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Livros | Lançamento «Uma Nova Escola para Portugal»

O professor Jorge Rio Cardoso, autor bestseller de livros educativos, apresenta, na próxima quarta-feira, dia 4 de Dezembro, no Grémio Literário, em Lisboa, Uma Nova Escola para Portugal, um livro que apresenta novas soluções para reinventar o modelo de ensino português, que, segundo o pedagogo premiado pela Royal Awards em 2017, está obsoleto. A sessão de lançamento contará com a apresentação do reitor honorário da Universidade de Lisboa e ex-candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa e do economista e professor catedrático António Rebelo de Sousa.

«Queremos jovens a quem, mais do que passar conhecimentos, se passem valores de cidadania. Queremos também um ambiente sadio, onde as crianças tenham alegria em aprender.» Na tese Uma Nova Escola para Portugal, Jorge Rio Cardoso, professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, aponta o dedo ao sistema de ensino que vigora em Portugal.

«Uma escola que, desde cedo, distingue os «bons» dos «maus», deixando para trás estes últimos, será sempre uma instituição que criará patologias e estigmatizará crianças.» Para o pedagogo, o modelo educativo actual potencia a medicamentação indevida de crianças com diagnósticos de hiperactividade, propicia o medo de falhar e não valoriza nem aplica a equidade. 

A pertinência da obra foi saudada pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Numa nota pessoal, o chefe de Estado considerou-a uma «obra incontornável para pensar e reflectir sobre o ensino, sobre o que deve a escola representar para os alunos portugueses, sobre o impacto dos métodos de aprendizagem nas vidas dos nossos jovens e a forma como os prepara para o futuro».

Mas como será a escola do futuro? O fim das reprovações, tão discutida nos dias que correm, será uma solução? Dotar os alunos de autonomia para a construção do próprio conhecimento será benéfico? Este e outros temas serão debatidos no lançamento de Uma Nova Escola para Portugal, que decorre na próxima quarta-feira, dia 4 de Dezembro, pelas 18h30, no Grémio Literário de Lisboa.

António Sampaio da Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa e ex-candidato presidencial, e António Rebelo de Sousa, economista e professor catedrático, apresentarão o livro numa sessão da sessão, que inevitavelmente terá contornos de debate, e para a qual estão todos convidados.


Uma Nova Escola para Portugal chegou às livrarias de todo o país no último mês de Maio. O livro pode ainda ser adquirido através do site da Guerra e Paz, Editores.

Uma Nova Escola para Portugal
Jorge Rio Cardoso
Não-Ficção / Educação
176 páginas · 15x23· 15,20 €

Nas livrarias desde 7 de Maio
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário