terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Sabores de Natal promovidos de diversas formas em Proença-a-Nova


Passeio pedestre “NaTal Rota Gourmet”, rota das visitas guiadas e encenadas, atelier de cultura e gastronomia e presença na estreia do programa de televisão da RTP1 “Domingo à Tarde”: todas estas iniciativas promoveram os sabores de Natal do concelho de Proença-a-Nova nos dias 14 e 15 de dezembro, o segundo fim de semana dedicado a esta temática com espaço próprio no Mercado Municipal. O passeio pedestre de nove quilómetros, que atravessou as localidades de Vale da Mua, Pedra do Altar, Estevês, Vale Videiros, Junceira e Peral, contou com a presença de 210 caminheiros, 103 dos quais oriundos da região de Pataias, concelho de Alcobaça, que tiveram a oportunidade de saborear algumas das especialidades do concelho, a começar pela tiborna. O Lagar do Vale da Mua, já em laboração, abriu as suas portas para dar a conhecer este sabor tradicional e também para que os visitantes pudessem ver ao vivo o método tradicional de transformação da azeitona em azeite. 

Nas boas vindas ao grupo, o presidente da Câmara Municipal destacou a importância do turismo de natureza dentro da estratégia promovida pela autarquia, muito associado naturalmente à gastronomia e à valorização de tradições como a apanha da azeitona. “Para os territórios como o nosso, o turismo é um importante veículo de correção das assimetrias que foram sendo permitidas dentro do país que será certamente menos competitivo se forem ignorados estes dois terços que correspondem a todo o interior”, referiu João Lobo, incentivando os presentes a regressar e a descobrir o concelho noutras ocasiões. Nógados, filhós, jeropiga, enchidos, queijo de cabra, afogado da boda e tigelada fizeram ainda parte da ementa degustada ao longo da caminhada e durante o almoço. Do ponto de vista logístico, a autarquia contou com o apoio de alunos do curso de educação formação empregado de restaurante / bar e do curso profissional de técnico de turismo ambiental e rural que tiveram oportunidade de aplicar os conhecimentos recebidos em contexto real de trabalho. 

Incluída no passeio pedestre, decorreu também a iniciativa Rota das Visitas Guiadas e Encenadas do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, dedicada à apanha da azeitona. A chuva que caiu durante a manhã de domingo, 15 de dezembro, levou a que não se fizesse a encenação prevista para um dos muitos olivais por onde o grupo passou, tendo o Váatão realizado diversos apontamentos nas associações que receberam os participantes e a comunidade local. Durante a tarde, já no recinto do Mercado dos Sabores de Natal, realizou-se o atelier de cultura e gastronomia, tendo o chef João Branco apresentado diversas possibilidades utilizando como ingredientes base o azeite e as azeitonas. 

O Mercado dos Sabores de Natal esteve igualmente em destaque na estreia do programa da RTP1 “Domingo à Tarde”, tendo sido um dos seis pontos de reportagem a nível nacional. A forma de fazer filhós, a música típica, os biscoitos e o artesanato foram apresentados durante os diferentes diretos. Se ainda não teve oportunidade de passar pelo mercado municipal, o Mercado dos Sabores de Natal regressa no próximo fim de semana, a 21 e 22 de dezembro, estando prevista animação circense e de rua, a atuação de Fábio Farinha e da Escola de Concertinas de Proença-a-Nova. O mercado, que funciona entre as 10h00 e as 20h00 ao sábado e as 10h00 e as 16h00 ao domingo, conta ainda com espaço infantil com trono do pai natal, pinturas faciais, balões, marco do correio, pista de carros e insufláveis, e também com ateliers dinamizados pelo Centro Ciência Viva da Floresta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário