terça-feira, 21 de janeiro de 2020

HORROR DO HOLOCAUSTO VAI SER DE NOVO RECORDADO EM TORRES VEDRAS

O Dia Internacional em Memória das Vitimas do Holocausto vai ser de novo assinalado em Torres Vedras.

Tal acontecerá com a projeção do filme Debaixo do Céu, no próximo dia 28 de janeiro, pelas 10h, no Teatro-Cine de Torres Vedras.

De referir, como contextualização deste filme, que quando “Hitler invade grande parte da Europa e estende a perseguição aos judeus nos territórios que ocupa, três milhões de refugiados rumam a sul. Nenhum judeu estava a salvo. Entre 1933 e 1944 centenas de milhares de judeus atravessaram a Europa, em fuga até Portugal, a última porta para a liberdade. Despojados de todos os seus bens, obrigados a abandonar as famílias, deixaram para trás não só o seu país, como também a sua identidade. Sob a ditadura de Salazar, Portugal acolheu uma grande população de judeus refugiados, causando um grande impacto social no país”.

Debaixo do Céu é um filme narrado sobre estas histórias de êxodo, ilustrado com registos fílmicos da época. Neste filme, oito olhares de crianças, que hoje têm perto dos oitenta anos, relatam a viagem que centenas de milhares de judeus fizeram para escapar à perseguição do regime nazi. Lolita, Ralph, Edmond e Rachel, entre outros, contarão as suas memórias, reconstruindo a sua viagem até Portugal...

A atividade é organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Universidade de Lisboa.

As inscrições para a participação na mesma, as quais são gratuitas, devem ser efetuadas pelo n.º de telefone: 261 310 484; ou pelo e-mail: museu.servico.educativo@cm-tvedras.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário