terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Município de Alvaiázere promoveu mais uma edição dos “Cantares dos Reis”


Mais uma vez o Município de Alvaiázere promoveu a realização da tradicional noite de “Cantares dos Reis” para cumprir a tradição e, assim, perpetuar a memória coletiva da cultura Alvaiazerense. 

A iniciativa teve lugar na Praça do Município, na passada noite de domingo, dia 05 de janeiro, entre as 19h00 e as 21h00, e, apesar de os termómetros registarem as baixas temperaturas normais da época, a iniciativa contou com a calorosa e animada participação de diversos grupos, os quais brindaram o executivo municipal e os demais presentes com melodias alusivas ao nascimento e louvor do menino Jesus, bem como desejando votos de um promissor ano novo. 

Após a sua participação, cada grupo inscrito foi presenteado com um prémio simbólico, o qual pretende ser um estímulo à manutenção desta tradição cultural secular. Os grupos inscritos foram ainda avaliados por um júri constituído pelos seguintes membros: Fernanda de Jesus Lourenço Silveira, Carla José Alexandre Veríssimo e Carlos Laranjeira Craveiro, com vista à atribuição de prémios especiais aos grupos que se destacaram, tendo sido atribuídos os seguintes prémios: 1º lugar – Alva Canto - Associação de Cultura; 2º lugar – Associação da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria; 3º lugar – Tuna e Cantares da Misericórdia de Alvaiázere. Ainda neste âmbito, o júri fez questão de destacar a originalidade das melodias e respetivas letras apresentadas pelos grupos “Boas Festas” e “Amizade”. 

Cumprida, mais uma vez, esta manifestação cultural, o Município de Alvaiázere agradece a participação e mobilização de todos quantos nela participaram sob as suas diversas formas, fazendo votos de que a mesma se mantenha, permitindo que as melodias das suas gentes se continuem a fazer ouvir pelas ruas do concelho nos anos vindouros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário