quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Parlamento dos Jovens, Violência doméstica e no namoro em debate nas escolas


As escolas de Avelar receberam, no dia 20 de janeiro, a deputada da Assembleia da República Elza Pais, no âmbito do Parlamento dos Jovens, uma iniciativa conjunta da Assembleia da República, do I.P.D.J. – Instituto Português do Desporto e Juventude e do Ministério da Educação.

Primeiro na Escola Tecnológica e Profissional de Sicó e depois na Escola n.º 2 de Avelar, a deputada incentivou os alunos para a participação cívica, reforçando a importância do seu contributo para os problemas que os afetam. 

Incitando a reflexão e o debate sobre a temática “Violência doméstica e no namoro”, tema escolhido para o presente ano letivo, esta sessão pretendeu sensibilizar os alunos para a importância da capacidade de argumentação na defesa de ideias e de valores essenciais à convivência em sociedade, como o respeito pela diferença e a tolerância, promotores da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O Vereador da Educação, Paulo Fernandes, destacou o facto de esta sessão contribuir para mais e melhor formação, permitindo que os jovens possam "receber educação para a cidadania, cada vez mais importante nos dias de hoje". Reforçou o contributo desta e de outras matérias não curriculares para "um melhor e mais completo crescimento”, tornando os alunos “melhores cidadãos, conscientes do seu papel em sociedade".

A Vereadora da Ação Social, Cristina Bernardino, marcou também presença, tendo sensibilizado os alunos para a disponibilidade do Gabinete de Ação Social do município para prestar qualquer apoio no âmbito da temática em debate.

O Programa Parlamento dos Jovens é dirigido a estudantes dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário com o objetivo de promover a educação para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, e de incentivar os jovens para a reflexão e o debate democrático de temas da atualidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário